Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Origem socioeconómica tem mais peso nos resultados a Matemática em Portugal do que na média da OCDE. Imigrantes são cada vez mais e têm piores desempenhos.
A edição deste ano contou com uma novidade: um prémio para o melhor trabalho sobre Liberdade, “uma palavra com tanta importância e que às vezes dizemos como se fosse um dado adquirido”.
Queda nos resultados só em parte pode ser explicada pela pandemia, já que em algumas áreas a descida já vinha de trás. Alunos portugueses estão entre os que se sentem melhor na escola.
João Costa diz que este é o “PISA da pandemia”. Quase todos caem, mas o maior estudo internacional sobre educação, da OCDE, sublinha: a pandemia não explica tudo e há países que resistiram melhor.
As razões para a maior descida de média na história do PISA são mais antigas do que o covid. Mas a pandemia ajudou. Directores defendem que sistema educativo precisa de ser repensado “com urgência”.
Que metodologia é utilizada pela OCDE? Como são feitos os testes? Como são avaliados? E como são escolhidos os alunos que os realizam?