Reitor considera que Universidade de Coimbra pode aproximar Europa e Brasil

Foto
A UC é a coordenadora deste programa, financiado em 3 milhões de euros Nelson Garrido (arquivo)

A Universidade de Coimbra (UC) pode "representar bem" o papel de mediadora entre instituições do ensino superior europeias e brasileiras, afirmou hoje o reitor, durante uma reunião intercontinental de um programa de mobilidade de estudantes e docentes.

Duas dezenas de universidades, dez do Brasil e as restantes europeias, iniciaram hoje em Coimbra uma reunião de dois dias no âmbito do programa da Comissão Europeia "Erasmus Mundus - Improving Skills Across Continents", que durante três anos promove a mobilidade de duas centenas de estudantes e docentes.

A UC é a coordenadora deste programa, financiado em 3 milhões de euros, e pelo seu prestígio e pelo facto de dar nome a dois grupos de universidades, um deles europeu (o Coimbra Group) e outro das 50 mais importantes do Brasil, poderá contribuir para reforçar a aproximação entre os centros de investigação e ensino dos dois continentes.

"O Brasil todos os dias tenta aproximar-se à Europa. A Europa reconhece no Brasil uma academia emergente. A Universidade de Coimbra tem condições para representar bem esse papel de mediadora. Para ajudar a estabelecer essa ponte", declarou Fernando Seabra Santos, reitor da UC, que hoje presidiu à abertura da reunião.

Segundo Seabra Santos, no "Erasmus Mundus - Improving Skills Across Continents", entre os 200 estudantes e docentes participantes, a maioria da área das engenharias, 70 por cento são oriundos dos Brasil e 30 por cento da Europa.

O projecto tem como principal objectivo criar as melhores condições de mobilidade a estudantes de licenciatura e de doutoramento nas áreas de engenharia e tecnologia, ciências sociais e ciências da educação. A duração da permanência na universidade estrangeira varia entre um mês (para docentes) e até três anos (no caso de doutoramentos completos).

Da parte do Brasil estão envolvidas neste programa as universidades de Brasília, Estadual de Campinas, Federal de Goiás, Federal de Minas Gerais, Federal do Pará, Federal de Pernambuco, do Estado do Rio de Janeiro, Federal de Santa Catarina, Federal de São Carlos e de São Paulo.

Do Europa fazem parte, além da UC, a Universidade do Minho e as de Cambridge (Reino Unido), Leiden (Holanda), Liège (Bélgica), Estugarda (Alemanha), Barcelona (Espanha), Trento (Itália), Lulea Universidade de Tecnologia (Suécia) e Czech Technical Universidade de Praga (República Checa).

Sugerir correcção
Comentar