Orçamentos das universidades públicas entregues esta sexta-feira

Foto
António Rendas diz que os reitores continuam preocupados com a “qualidade do ensino” Nuno Ferreira Santos

Os orçamentos das universidades públicas para 2012 vão ser entregues esta sexta-feira, anunciou o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), depois de no início da semana os reitores terem decidido suspender a sua realização.

Hoje, após uma reunião de duas horas com responsáveis do Ministério da Educação, representantes do CRUP mostraram-se satisfeitos com o encontro, sublinhando no entanto que continuam preocupados com a “qualidade do ensino” e que, por isso, vão pedir uma reunião com o primeiro-ministro.

A grande questão relaciona-se com os cortes orçamentais (cerca de 14,5 milhões) anunciados no início da semana pelo ministro Nuno Crato que levaram o CRUP a anunciar que as universidades públicas não iriam realizar os seus orçamentos para 2013, que tinham como prazo final de entrega o dia de hoje.

O presidente do CRUP, António Rendas (Universidade Nova), disse que os orçamentos seriam entregues hoje.

O CRUP tem reiteradamente afirmado que os cortes orçamentais sucessivos dos últimos anos põem em causa o funcionamento das instituições de ensino superior.

Sobre a decisão anunciada quinta-feira pelo ministro Nuno Crato de extinguir o regime de fundações para as universidades e de criar um novo sistema de autonomia reforçada, António Rendas considera que esta mudança irá permitir a “uniformização” das instituições.

Sugerir correcção
Comentar