Alunos do 4.º ano que chumbem, em 2013, poderão repetir exames

Foto
O primeiro exame realizar-se-á em Abril, o segundo em Julho Foto: Fernando Veludo

Os alunos que chumbarem, em 2013, no novo exame do 4.º ano vão poder realizar uma segunda prova final em Julho, confirmou hoje ao PÚBLICO o gabinete de imprensa do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Com esta nova prova pretende-se assegurar a oportunidades destes alunos transitarem, nesse mesmo ano, para o 2.º ciclo. O primeiro exame realizar-se-á no início do 3.º período, em Abril.

As disciplinas com exame no 4.º ano são Língua Portuguesa e Matemática e as provas terão um peso de 25% na nota final do aluno. Os que revelarem dificuldades poderão ter um “apoio extraordinário” com vista à realização do novo exame e evitarem assim a retenção. Este apoio prolongar-se-á até 5 de Julho, segundo o que se encontra previsto no despacho que aprova o calendário escolar para 2012/13, publicado na semana passada em Diário da República. As aulas do 4.º ano terminam a 14 de Junho.

A Federação Nacional de Professores acusou o MEC, sexta-feira, de com aquele prolongamento querer introduzir “um castigo para os meninos que ‘chumbarem’ no ‘exame da 4.ª classe’”.

Sugerir correcção
Comentar