Portugal produziu menos 20% de resíduos perigosos em 2015

Dados da Agência Portuguesa do Ambiente mostram que a maior parte foi encaminhada para eliminação.

Foto
Os resíduos perigosos têm origem principalmente no sector industrial Daniel Rocha (arquivo)

A produção de resíduos perigosos desceu 20% no ano passado, por comparação com 2014, ficando nas 430,4 mil toneladas, a maior parte encaminhada para eliminação, segundo informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Numa resposta a questões da agência Lusa, a APA cita dados do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) para apontar o decréscimo de um quinto no total de resíduos perigosos em 2015.

Portugal, como os restantes países, importa e exporta resíduos perigosos e, no ano passado, recebeu 46,5 mil toneladas e enviou para o exterior 52,8 mil toneladas.

Na comparação com a situação descrita no Relatório Estado do Ambiente (REA) relativo a 2014, conclui-se que a quantidade de lixo perigoso recebido caiu em 2015, já que no ano anterior tinha atingido 61 mil toneladas (contra 46,5 mil). Também as saídas de resíduos perigosos desceram das 57 mil toneladas de 2014 para as 52,8 mil toneladas do ano passado.

Os resíduos perigosos têm origem principalmente no sector industrial, mas também são produzidos na saúde, na agricultura, no comércio, nos serviços e até nas casas dos cidadãos.

"Devido à sua perigosidade, quer para o homem quer para o ambiente, deve ser levada a cabo uma correcta gestão" deste tipo de lixo, conforme a explicação disponibilizada pela APA no seu sítio na Internet.

Em 2015, do total de resíduos perigosos produzidos, 272,8 mil toneladas foram encaminhadas para uma operação de eliminação, enquanto as restantes 157,6 mil toneladas tiveram como destino a valorização.

No final de Junho, em declarações à Lusa, Rui Berkemeier, da Quercus, alertou para a urgência de saber "qual é a produção de resíduos perigosos para poder avaliar se o tratamento está a ser adequado ou não".

Em meados de Março, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, afirmou que a fiscalização dos resíduos perigosos iria ser reforçada e defendeu a necessidade de clarificar a produção e percurso deste tipo de lixo.

"Vamos reforçar a fiscalização nos resíduos perigosos", disse o governante, acrescentando que é necessário perceber o que se passa quanto se produz e o que acontece a seguir.

"Se os resíduos [perigosos] desaparecem, alguém tem de explicar o que aconteceu", defendeu na altura o secretário de Estado.

Sugerir correcção
Comentar