Portugal não vai cumprir metas para os resíduos

Portugal não vai conseguir cumprir até 2020 as metas previstas para os resíduos, nomeadamente alcançar 50% na reciclagem, disseram hoje ambientalistas e a empresa gestora da maioria dos sistemas multimunicipais no país.

Foto
NEG NELSON GARRIDO

"As metas de 2020 não vão ser cumpridas de forma generalizada", afirmou Ismael Gaspar, presidente do conselho de administração da EGF-Environmental Global Facilities, antiga Empresa Geral de Fomento, que gere a maioria dos sistemas multimunicipais do país.

Tendo em conta que a produção de resíduos "tem vindo a subir, é impossível cumprir" com a meta de reduzir a deposição de resíduos em aterro dos 45% alcançados em 2015 para os 35% em 2020, disse.

O Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2014-2020 traça também como objetivo reciclar 50% dos resíduos com potencial para serem reciclados, dos quais 36% foram reciclados em 2015.

Para cumprir a meta, até 2020, Portugal "teria de ter uma recuperação anual entre os 5 a 6% ao ano e, se olharmos para a tendência estatística deste indicador, é impossível cumprir esta meta em 2020", concluiu.

"Estagnámos na reciclagem e nem de perto, nem de longe vamos atingir as metas da reciclagem em 2020", acredita também Rui Berkemeier, da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero, que indicou dados diferentes relativos à reciclagem, 28% em vez dos 36% dos dados oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"A trajetória é positiva, mas a ambição em termos de futuro deixa-nos numa situação de preocupação, nomeadamente em termos dos resíduos para aterro", reconheceu o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Os três intervenientes falaram durante o Colóquio Ambiental da Região Oeste, em Alenquer.

Para o presidente do conselho de administração da EGF, é necessário mudar os comportamentos dos cidadãos e também dos produtores, que também têm de se sentar à mesa com o Governo para alterar, exemplificou, "30% dos materiais de que são feitas as embalagens", para contribuírem para o cumprimento das metas.

Ismael Gaspar acredita que, se não se trabalhar para o cumprimento dos objectivos estabelecidos para Portugal, "os municípios podem ser confrontados com o aumento desmesurado do custo da recolha e do tratamento" de resíduos.

Rui Berkemeier defendeu que não basta ter ecopontos para cumprir as metas, mas "mudar o paradigma" com modelos de recolha "à medida de cada território", propondo um sistema de recolha porta-a-porta dos resíduos separados e indiferenciados e obrigar o cidadão a pagar "em função dos resíduos produzidos".

O dirigente ambientalista propôs ainda uma gestão conjunta da recolha de resíduos, uma vez que hoje os indiferenciados são recolhidos pelos municípios e os resíduos separados para reciclagem pelas empresas gestoras dos sistemas multimunicipais.

Para Rui Berkemeier, é preciso também que as receitas da reciclagem cheguem aos cidadãos e aos municípios, caso contrário estes "não vão reciclar".

Dados da APA, divulgados no colóquio, indicam que a produção de resíduos aumentou de 4,47 milhões de toneladas em 2005 para 4,52 milhões em 2015, o que significa que cada cidadão produz por ano 58 quilogramas de resíduos.

Sugerir correcção
Comentar