Perguntas frequentes: as borboletas voam sempre?

Foto
Borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon) Adriana Galveias

A equipa do Borboletário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência responde aqui a algumas perguntas frequentes. Se tiver alguma dúvida que queira ver esclarecida, envie a sua pergunta para...

As borboletas voam sempre no Borboletário?

Tanto no Borboletário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência como em ambientes naturais, as borboletas só voam em dias de céu limpo, com sol a brilhar em pelo menos três quartos do céu e quando o vento é fraco ou moderado.

É importante por isso verificar o estado do tempo antes de qualquer saída de campo ou até mesmo antes de uma visita ao nosso espaço.

O Borboletário é revestido por uma rede fina, funcionando como um sistema semiaberto e permitindo assim que as condições ambientais sejam semelhantes ao ambiente exterior.

Qual é a melhor altura do dia para se observar borboletas?

A melhor altura do dia é entre as 11h as 16h, ocasiões em que a temperatura excede geralmente os 15ºC.

E a melhor época do ano?

A melhor época do ano para as poder observar é a Primavera, com um pico de abundância em Abril e Junho. Mas pode-se ver borboletas a voar de Março a Setembro.

Porque é que nos borboletários tropicais vemos sempre mais borboletas?

Os borboletários tropicais têm como principal objectivo a exibição de borboletas a voar e estas são espécies mais vistosas e de grandes dimensões. Para além disso, os seus ciclos de vida são mais rápidos e requerem sempre condições de temperatura e humidade elevadas, o que é relativamente fácil de conseguir num sistema em vidro e fechado.

A nossa missão relaciona-se com a investigação das espécies mediterrânicas que existem em Portugal. As espécies da fauna portuguesa são mais pequenas e discretas e com metabolismo, mais lento devido às grandes amplitudes térmicas a que estão sujeitas sazonalmente. A maioria das espécies possui um longo período de diapausa (hibernação dos insectos) em fase de lagarta ou crisálida que na maioria das espécies ocorre no Inverno.

 

Sugerir correcção
Comentar