Cegonhas na web: o que é o projecto

Desde 2009, vários ninhos de cegonhas-brancas são acompanhados em permanência por câmaras na zona do Porto Alto.

Foto
Ninho de cegonha em torre de electricidade da REN Rita Chantre

O projecto “Cegonhas na Web” surgiu em 2009 como resultado da reunião de esforços e interesses entre o jornal Público, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a REN-Redes Energéticas Nacionais.

É um projecto com motivações de sensibilização e educação ambiental. Proporciona uma visita privilegiada ao mundo da cegonha-branca (Ciconia ciconia), através da transmissão de imagens de ninhos em estado selvagem. Na zona do Porto Alto foram instaladas duas câmaras em infra-estruturas da REN, a partir de onde são difundidas imagens em directo durante 24 horas por dia.

A primeira câmara foi montada em 2009 no topo de um poste de muito alta tensão, de onde se podem avistar pelo menos dois ninhos de cegonha-branca. Já em 2010 começou a ser possível observar outros ninhos da espécie, através de uma segunda câmara colocada numa subestação.

As imagens proporcionadas pelo projecto permitem acompanhar um dos momentos mais emocionantes do ciclo de vida desta espécie, o da reprodução. O seguimento deste período, desde as disputas pelo ninho, aos cuidados parentais e primeiros voos das crias, desvenda, ano após ano, um pouco mais sobre o comportamento desta espécie tão familiar para todos os portugueses.

Tal como os restantes projectos da “Natureza em Directo”, o “Cegonhas na Web” tem um blogue dedicado às cegonhas e uma secção de notícias que conta com a participação de jornalistas do PÚBLICO e de especialistas externos, onde será disponibilizada informação adicional sobre a espécie e outros temas relacionados.

Sugerir correcção
Comentar