Capacete de papel vence prémio internacional de design

Um capacete de bicicleta dobrável, reciclável, resistente à chuva feito de papel reciclado ganhou o prémio internacional James Dyson de 2016

Foto
A designer industrial, Isis Shiffer, criou o EcoHelmet e venceu o Prémio Internacional de Design James Dyson 2016

Este ano, o prémio internacional James Dyson foi atribuído a Isis Shiffer, uma designer industrial e fundadora da Spitfire Industry, com sede em Brooklyn, nos EUA, pela criação de um capacete ecológico: o EcoHelmet.

O EcoHelmet está direccionado para um público-alvo que usufrui de sistemas de bicicletas compartilhadas, que existem em muitas cidades mundiais – o Boris bikes, em Londres e Órbita, em Lisboa são disso exemplo –, e nem sempre têm acesso a um capacete que os proteja nos percursos citadinos.

A ideia de criar um capacete barato e amigo do ambiente surgiu quando Shiffer usufruía do mesmo sistema. “ Quando estava a explorar novas cidades, não tive acesso a um capacete e não queria gastar 28 euros a comprar um” disse à BBC.

O EcoHelmet é feito a partir de tecido de papel, estruturado em forma de favo de mel que protege a cabeça do utilizador dos impactos vindos de qualquer direcção. Ele também é coberto com um revestimento biodegradável resistente à água por até três horas.

De acordo com a criadora, o capacete ecológico é “muito sólido” e “incrivelmente bom a absorver o impacto”. “Toda a gente que o teve nas mãos está espantada do quão sólido é”, afirmou à BBC.

O capacete está projectado para um número limitado de utilizações e vai-se deteriorar e enfraquecer ao longo do tempo, especialmente se transportado no fundo de um saco. O desenho final é susceptível de ter uma faixa visível que irá desgastar-se quando for altura de o deitar fora ou um clip que deixa de trabalhar depois de um certo período de tempo.

Shiffer estudou Design Indústrial, na Pratt Institute of Design, em Nova Iorque. Foi no âmbito do seu mestrado que teve acesso aos laboratórios do Imperial College, em Londres, local elegido pela criadora para testar o produto.

"Tive a sorte de estar a estudar no Royal College of Art e no Imperial College de Londres por um semestre, e tive acesso ao laboratório do Imperial”, refere Shiffer.

"Eles tinham um padrão de bloqueio de capacete europeu que me permitiu reunir dados suficientes sobre a configuração do favo de mel da EcoHelmet para saber se era viável e valia a pena desenvolver-se", concluiu a designer.

Schiffer espera agora poder lançar a versão experimental do capacete, em Nova Iorque, na Primavera de 2017, antes de avançar para a produção de larga escala. A ideia inicial passa por eventualmente oferecer o equipamento gratuitamente aos utilizadores de bike-share, noticia a estação britânica.

James Dyson, inventor e fundador da Fundação James Dyson, entende que o "EcoHelmet resolve um problema óbvio de uma forma incrivelmente elegante. E, salienta que “sua simplicidade desmente uma quantidade impressionante de pesquisa e desenvolvimento. Eu estou ansioso para ver EcoHelmets usado na partilha de bicicletas em todo o mundo”, diz, num post partilhado na rede social Facebook da fundação.

Desde 2002, que o Prémio James Dyson está aberto a universidades ou a projectos de recém-graduados, em 18 países. O vencedor recebe um valor monetário de 30 mil libras (34.791 euros) para desenvolver o projecto/produto.

Além do capacete ecológico de Isis Shiffer foram ainda distinguidos mais dois projectos: um sistema de gestão de asma que mede e regista a saúde respiratória do utilizador, pertencente à Respia, um grupo australiano; e lentes de contacto inteligentes provenientes do Canadá. Cada um dos projectos vai receber um prémio de 5000 libras (5818 euros).

Sugerir correcção
Comentar