Um lagarto parecido com um dragão? Descobertas 163 novas espécies no Grande Mekong

Descobertas incluem peixes, répteis ou plantas.

Fotogaleria
Uma rã com tons alaranjados chemada Leptolalax Isos AFP/JODI ROWLEY
Fotogaleria
A Parafimbrios Lao, uma serpente com a cabeça com cores de arco-íris AFP/ALEXANDRE TEYNIE
Fotogaleria
Uma salamandra chamada Tylototriton Anguliceps AFP/PORRAWEE POMCHOTE
Fotogaleria
O novo tipo de lagarto chamado Acanthosaura Phuketensis e que se assemelha a um dragão AFP/MONTRI SUMONTHA
Fotogaleria
Murina kontumensis: Um novo tipo de morcego Reuters/HANDOUT
Fotogaleria
O Gekko Bonkowski Reuters/HANDOUT
O novo tipo de banana
Fotogaleria
Musa Nanensis: o novo tipo de banana Reuters/HANDOUT

Uma cobra que na cabeça tem as cores do arco-íris ou um lagarto parecido com um dragão estão entre as 163 novas espécies que um grupo de cientistas descobriu na região do Mekong, anunciou esta segunda-feira a organização World Wide Fund for Nature (WWF).

As descobertas, publicadas num relatório, incluem ainda uma osga com a pele levemente azulada no Laos, uma rã com tons de laranja encontrada no Camboja e Vietname e espécies raras de bananas descobertas no Norte da Tailândia que estão em perigo devido ao aumento da desflorestação na zona.

A zona do Grande Mekong, que alberga territórios da China, Birmânia, Laos, Tailândia, Camboja e Vietname, é o lar de algumas das espécies mais em perigo e raras do mundo. O desenvolvimento rápido na região, desde a construção de barragens a minas, e o tráfico ilegal de espécies selvagens estão a ameaçar estes ecossistemas. “Muitos coleccionadores estão dispostos a pagar milhares de dólares ou mais pelas espécies mais raras, únicas e em risco, comprando-as frequentemente em mercados ilegais de espécies selvagens na região”, alertou Jimmy Borah, do WWF, citado pelas agências Reuters e AFP.

Para Jimmy Borah, as recentes descobertas na região também trazem, ainda assim, esperança numa altura em que os níveis de extinção atingem níveis alarmantes: “A região do Grande Mekong continua a lembrar-nos que existem muitas áreas incríveis e por explorar, provocando novas descobertas todos os anos e é crucial que as protejamos antes que desapareçam.”

No total, foram encontrados nove anfíbios, 11 peixes, 14 répteis, 126 plantas e três mamíferos.

Sugerir correcção
Comentar