Comissão Europeia lança novo portal sobre práticas urbanas

O novo portal vai ajudar as cidades a enfrentar vários desafios, tais como habitação a preços acessíveis, a eficiência energética, a qualidade do ar ou a acessibilidade, fazendo o máximo proveito das oportunidades de financiamento da União Europeia.

Foto
Maros Sefcovic, vice-presidente da Comissão de Energia da União Europeia apresentou esta quarta-feira o novo portal sobre práticas urbanas © Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia lançou um novo portal na Internet para as cidades de forma a promover o intercâmbio sobre o desenvolvimento de estratégias urbanas, ajudando a enfrentar desafios como a habitação a preços acessíveis ou as acessibilidades.

O portal “One-stop shop” vai dar informações sobre as políticas da União Europeia, inclusive sobre a adaptação às alterações climáticas, a mobilidade ou a economia circular e a forma de impacto directo nas cidades e áreas urbanas.

O portal foi apresentado esta quarta-feira pelo vice-presidente da Comissão de Energia da União Europeia, Maros Sefcovic e pela comissária para a Política Regional, Corina Cretu durante uma conferência de alto nível sobre a Agenda Urbana para a Europa, organizada no contexto da Semana Europeia das Regiões e Cidades.

"Mais de 70% da população da União Europeia vive em áreas urbanas, é aqui onde a transição para uma economia verde está a ser decidida. As cidades desempenham um papel crucial na actividade dos cidadãos e na promoção da mudança, investindo na renovação energeticamente eficiente dos edifícios, tornando os transportes sustentáveis e implementando novas tecnologias", disse Maros Sefcovic, citado na informação disponibilizada pela Comissão Europeia.

Já Corina Cretu sublinhou, aquando da apresentação, que estas plataformas representam o que é a agenda urbana "conectar e aprender uns com os outros" , frisando que irá levar a Agenda Urbana à conferências das Nações Unidas de Quito, Equador, de forma a que possa servir de exemplo para outras regiões do mundo.

O trabalho sobre a Agenda Urbana para a União Europeia vai ser apresentado na próxima semana em Quito durante a conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável (Habitat III), entre 17 e 20 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar