WikiLeaks divulga conversas do FMI sobre como impor mais austeridade à Grécia

FMI quer pressionar Alemanha para avançar com perdão da dívida.

Foto
Paul Thomsen é o responsável do FMI apanhado nas escutas LOUISA GOULIAMAKI/AFP

A WikiLeaks publicou este sábado a alegada transcrição de uma teleconferência entre dois responsáveis do FMI, na qual discutem a estratégica para a Grécia aceitar mais cortes orçamentais e para levar a Alemanha ceder a uma nova reestruturação da dívida.

O documento divulgado por aquele portal identifica os interlocutores como o director de assuntos para a Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Poul Thomsen, e a chefe da missão da instituição na Grécia, Delia Velculescu, tendo a conversa acontecido a 19 de Março último.

Nesta conversa, ambos os responsáveis mostram-se muito exasperados com o ritmo lento das negociações quanto às reformas à concretizar pelos gregos e a pouca pressão por parte das instituições e parceiros europeus, e falam sobre a estratégia a adoptar nas negociações do terceiro programa de resgate para o FMI fazer valer a sua posição.

Do que se compreende das transcrições, a instituição liderada por Christine Lagarde defende metas orçamentais mais exigentes, que implicam maiores cortes de despesa, como um excedente primário orçamental de cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), e propõe um alívio da dívida grega.

Durante a conversa, Poul Thomsen lembra que, no passado, os gregos só aceitaram ceder às exigências quando "estavam prestes a ficar sem dinheiro e a entrar em incumprimento".

"E isso é provavelmente o que vai acontecer de novo. E, neste caso, arrasta-se até Julho e claramente os europeus não vão ter quaisquer discussões durante o mês anterior ao 'Brexit'", acrescentou o responsável do FMI, em referência ao referendo britânico marcado para 23 de Junho, que vai decidir sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Thomsen fala ainda da reestruturação da dívida grega, que há bastante tempo o FMI defende, e da forma como levar a Alemanha a aceitá-la.

"Basicamente, nós a certa altura dizemos. 'Olhe, senhora Merkel, tem um desafio e tem de pensar o que lhe traz mais custos. Ir em frente sem o FMI e, aí o Parlamento alemão irá questionar: ‘O FMI não participa?'; ou escolher o alívio da dívida que nós pensamos que é necessário para estarmos dentro'", afirmou, citado na transcrição disponibilizada pela WikiLeaks na sua página na internet.

Na sequência da divulgação destes documentos, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, convocou já hoje uma reunião de emergência, com a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Nikos Kotzias, e das Finanças, Euclides Tsakalotos. "Não vamos permitir que façam jogos em detrimento do nosso país", disse uma fonte do Governo grego à agência de notícias grega Amna.

Num comunicado divulgado no seu site, o FMI defende que a Grécia tem de conjugar reformas credíveis com um alívio da dívida, sem comentar a publicação da WikiLeaks. "Temos afirmado claramente que pensamos que é necessário uma solução sustentável para os desafios económicos que a Grécia enfrenta, que ponha a Grécia num caminho de crescimento sustentável suportado por um conjunto credível reformas conjugada por um alívio de dívida pelos parceiros europeus", lê-se na nota.

Esta segunda-feira são retomadas as negociações entre os credores internacionais da Grécia, após uma pausa de duas semanas, e está previsto que Delia Velculescu viaje ainda neste sábado para a capital grega.

A Alemanha tem insistido na participação do FMI, uma vez que considera que esta será mais exigente com a Grécia na execução de reformas. Já o FMI exige de Atenas várias reformas, nomeadamente nas pensões, mas também que a zona euro aceite uma renegociação da dívida pública do país que a torne sustentável.

Sugerir correcção
Comentar