Vodafone multada no Reino Unido por violação das regras de consumidores

Operadora vai ter de pagar 4,6 milhões de libras. É a maior multa imposta pelo regulador das comunicações britânico.

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Vodafone britânica tem 20 dias para pagar a multa à Ofcom Reuters/STEFAN WERMUTH

A operadora de telecomunicações Vodafone foi multada no Reino Unido em 4,6 milhões de libras (5,1 milhões de euros) por violação “séria e continuada” das regras de protecção dos consumidores.

A multa, aplicada pelo regulador do sector das comunicações britânico (Ofcom), resulta de duas investigações à segunda maior operadora de telecomunicações móveis do mundo. Um dos processos tem a ver com o facto de a empresa ter cobrado pagamentos a 10.452 clientes que estão na modalidade pay-as-you-go (em que se paga o que se consome) sem ter prestado o serviço em troca. O problema aconteceu durante 17 meses, entre o final de 2013 e Abril de 2015 e significou para estes clientes uma perda de 150 mil libras (cerca de 169 mil euros). Esta infracção resultou numa multa de 3,7 milhões de libras.

As restantes 925 mil libras de multa dizem respeito a uma segunda investigação que tem a ver com o incumprimento das regras relacionadas com os processos de queixas dos clientes. A Vodafone tem agora 20 dias para pagar o conjunto da multa à Ofcom.

A operadora pediu desculpa e garantiu estar determinada em resolver os problemas identificados pelo regulador, tendo reembolsado os consumidores em causa, ou processado novos créditos, com excepção de 30 clientes que não conseguiu identificar.

Os reembolso médio por cliente, especificou a empresa, foi de 14,35 libras (16,1 euros ao câmbio actual). Como uma parte do dinheiro não foi devolvida pela impossibilidade em identificar os clientes visados, a Vodafone diz ter decidido fazer uma doação de cem mil libras por causa deste caso.

A multa é a maior alguma vez já imposto pelo regulador britânico, fez saber Lindsey Fussell, directora da área de consumidores da Ofcom. Os serviços de telecomunicações “são uma parte vital da vida das pessoas, e esperamos que todos os clientes sejam tratado de forma justa e de boa-fé. Não hesitaremos em investigar e multar quem quebra as regras”, afirmou, citada pela Reuters.

A empresa é ainda visada pela Ofcom pelo facto de a empresa só ter agido depois de o regulador das comunicações ter actuado.

Confrontada com a reprimenda da autoridade reguladora das comunicações, a Vodafone reconheceu o erro. “Foi um episódio infeliz para todos nós na Vodafone: sabemos que decepcionámos os nossos clientes”, admitiu a empresa, dizendo estar determinada em que tudo fique resolvido.

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