Vodafone investe 125 milhões de euros na rede de fibra

Empresa quer chegar aos 2,75 milhões de casas ligadas com rede de fibra óptica até ao final de 2016.

Foto
Vodafone começou a desenvolver a rede de fibra óptica em 2010 AFP PHOTO/CARL DE SOUZA

A Vodafone Portugal anunciou esta quarta-feira que vai continuar a investir na sua rede de nova geração em 2016, à semelhança das rivais NOS e PT Portugal. A empresa liderada por Mário Vaz tem já 2,2 milhões de casas passadas com fibra e pretende ligar outras 550 mil até final do próximo ano, num “investimento total de 125 milhões de euros”.

O objectivo é chegar aos 2,75 milhões de casas, alcançando uma cobertura equivalente a mais de dois terços das famílias e empresas portuguesas, destacou a operadora, em comunicado.

"A Vodafone está investir permanentemente no incremento da rede de fibra há dois anos e meio", afirmou Mário Vaz, no debate "O Estado da Nação das Comunicações", realizado no 25.º Congresso das Comunicações da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. "Vamos investir 125 milhões de euros e juntar mais 550 mil casas até final do ano fiscal", acrescentou o gestor, citado pela Lusa.

A Vodafone começou a desenvolver a rede de fibra em 2010 e, em Maio de 2014, anunciou um investimento de 200 milhões de euros na expansão dessa infra-estrutura, com o objectivo de chegar a 1,5 milhões de casas.

De acordo com informações recolhidas pelo PÚBLICO, os investimentos anunciados esta quarta-feira são, “na sua parte mais significativa, investimento novo”.

No ano passado, a operadora, que é frequentemente acusada pelos concorrentes de concorrência “demasiado agressiva” nos preços, assinou um acordo com a PT Portugal para partilhar investimentos na rede. Um entendimento que foi estimulado pela entidade reguladora das Comunicações, Anacom. 

O acordo "é susceptível de melhorar as condições de investimento e de concorrência em várias zonas do país”, disse então ao PÚBLICO fonte oficial do regulador. O acordo permitirá às empresas repartirem os custos de levar fibra a zonas menos atractivas (menos povoadas) e aumentará a concorrência naquelas “onde só há um operador de cabo”. “Por outro lado, em zonas onde só está o cabo e a PT, passará a haver mais um operador de fibra, a Vodafone, o que irá certamente manter uma pressão concorrencial sobre os preços e a qualidade de serviço em benefício dos consumidores”, sustentou a mesma fonte.

Este acordo, que já terminou, permitiu a cada uma das empresas chegar a mais 450 mil potenciais clientes das chamadas ofertas convergentes (pacotes de serviços que incluem telefone, televisão e Internet).

No comunicado desta quarta-feira, Mário Vaz destaca que a Vodafone Portugal quer continuar a garantir o acesso dos seus clientes aos serviços sobre redes de nova geração, seja pela "construção de rede própria, recurso a partilha ou co-investimento em rede ou mesmo através de acordos de wholesale [grossistas]".

O gestor assegura ainda que a empresa mantém "em aberto todas as oportunidades" para concretizar esse objectivo.

 

Sugerir correcção
Comentar