Vidreira centenária portuguesa comprada por empresa espanhola

Vidrala assinou acordo para adquirir a Santos Barosa por cerca de 250 milhões de euros.

Foto
Região da Marinha Grande é conhecida pela produção de vidro Daniel Rocha

A Vidrala, empresa espanhola de produção de vidro, assinou um acordo para adquirir o controlo da Santos Barosa, por cerca de 250 milhões de euros. De acordo com o comunicado da Vidrala, que já tinha adquirido a Ricardo Gallo em 2003, o preço final dependerá da dívida efectivamente assumida quando a operação ficar efectivamente concluída (algo que se estima que aconteça no terceiro trimestre).

Localizada na Marinha Grande (região conhecida pela produção de vidro, e onde é também a Ricardo Gallo), a Santos Barosa surgiu em 1889. Ligada à produção de vidro plano, evoluiu depois para o vidro de embalagem (garrafas). Este ano, de acordo com o comunicado da Vidrala, a Santos Barosa deverá produzir cerca de 400 mil toneladas de vidro, com a facturação a chegar aos 130 a 135 milhões de euros. Entre os seus mercados de exportação estão países como Angola, Itália, Reino Unido e Austrália.

Segundo a empresa espanhola, a Santos Barosa é um “negócio complementar”, e sua integração vai trazer “benefícios para os clientes, empregados e accionistas da Vidrala”. Em 2015, o grupo espanhol, que tem fábricas também em Itália e França, teve um volume de negócios de 802 milhões de euros e um resultado líquido de 61 milhões. Cotada na bolsa de Madrid, a empresa é presidida por Carlos Zulueta.

Sugerir correcção
Comentar