Venda de casas aumentou 29,6% no segundo trimestre

Preços aumentaram 6,3% em relação a idêntico período do ano passado.

Foto
Preços das casa sobem com maior procura. Fernando Veludo/Nfactos

As vendas de alojamentos familiares disparam no segundo trimestre e os preços subiram, mostrando o dinamismo crescente do mercado imobiliário. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados nesta terça-feira, revelam que entre Abril e Junho foram transaccionados 31.768 alojamentos, o que representa um aumento de 29,6% face ao mesmo período de 2015 e o número mais elevado desde o quatro trimestre de 2010.

Do total de transacções, 82,9% (26.329) envolveram alojamentos existentes (82,9% do total), o que representa o número de transacções mais elevado para este tipo de alojamento da série disponível (desde 2009). Este número é explicado pela menor oferta de casas novas, mas essencialmente à pressão de compra nos centros históricos das cidades de Lisboa e Porto.

Face ao primeiro trimestre do ano, o crescimento foi mais modesto, de 7,8%.

O valor total das transacções superou ligeiramente os 3,7 mil milhões de euros, um aumento de 29,4% em termos homólogos e de 8,6% por comparação com o trimestre transacto.

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 6,3% em relação ao trimestre homólogo, ficando 0,6 pontos percentuais abaixo da taxa de variação homóloga observada para os primeiros três meses do ano. “O ritmo de crescimento dos preços dos alojamentos constituiu o segundo mais elevado valor observado nos últimos onze trimestres, momento a partir do qual o IPHab passou a apresentar taxas de variação homólogas de sinal positivo”, destaca o INE.

Os alojamentos existentes voltaram a evidenciar um acréscimo dos preços superior ao verificado nos alojamentos novos (8,5% e 1,5%, respectivamente), sendo que, no caso dos alojamentos existentes, a taxa de variação homóloga é a mais alta da série disponível.

Quando comparado com o trimestre anterior, o IPHab acelerou pelo terceiro trimestre consecutivo, passando de uma variação de 1,8% no 1º trimestre para 3,1%, completando três trimestres de subida consecutiva.

Entre o primeiro e o segundo trimestre do corrente ano, o IPHab aumentou 3,1%, mais 1,3 pontos percentuais que no período anterior. Esta é a segunda vez em que se registam taxas de variação de sinal positivo para cinco trimestres consecutivos, tendo a primeira vez ocorrido no início da série, entre o segundo trimestre de 2009 e o segundo trimestre de 2010. Por tipo de habitação salienta-se o facto de os preços dos alojamentos existentes (3,5%) terem aumentado mais do que os dos alojamentos novos (2,1%).

No segundo trimestre de 2016, a taxa de variação média anual do IPHab atingiu os 5,4%, valor superior em 0,8 pontos percentuais à observada no trimestre precedente. Tal como sucede desde o último trimestre de 2014, os alojamentos existentes continuaram a evidenciar um aumento de preços superior ao dos alojamentos novos (6,7% e 2,9%, pela referida ordem).

Outro indicador que mostra o dinamismo do sector imobiliário é o crescimento do valor total das transacções, que superou ligeiramente os 3,7 mil milhões de euros, um aumento de 29,4% em termos homólogos e de 8,6% por comparação com o trimestre transacto.

Lisboa campeã das vendas

A Área Metropolitana de Lisboa concentrou 35,6% do total de alojamentos transaccionados, o que representa um acréscimo de 2,3 pontos percentuais, face ao observado no mesmo período do ano anterior e um novo máximo para o valor das vendas na série disponível.

No mesmo período, o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores foram as outras regiões que aumentaram igualmente as suas quotas percentuais do número de vendas, 0,2 pontos percentuais.

O Algarve, apesar de uma diminuição do seu peso no número de vendas nacionais (-0,3 pontos percentuais), atingiu entre Abril e Maio o número mais elevado na série disponível, ao registar 3244 vendas transacções de alojamentos.

Sugerir correcção
Comentar