UTAO observa riscos na execução orçamental até ao final do ano

Actividade económica pode impedir recuperação das receitas fiscais, enquanto despesas como as com pessoal, investimento e bens e serviços arriscam-se a acelerar.

Foto
Mário Centeno tem defendido que metas orçamentais estão a ser atingidas Miguel Manso

Depois de na primeira metade do ano, tanto a despesa com a receita terem ficado abaixo do previsto, o Governo pode vir a ter dificuldades na fase final de 2016 a gerir uma possível aceleração de despesas importantes numa conjuntura económica mais negativa do que a assumida no orçamento.

O alerta foi feito nesta quarta-feira pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República, na sua análise à execução orçamental publicada pelo Ministério das Finanças até ao final de mês de Junho.

Os técnicos do Parlamento estão especialmente preocupados com o facto de ser provável a aceleração de algumas componentes da despesa que até agora têm ficado abaixo das estimativas, ao mesmo tempo que o ritmo de actividade económica pode não ajudar a garantir uma melhoria do desempenho ao nível da cobrança fiscal.

“A execução do segundo semestre comporta riscos na medida em que será de prever a aceleração da execução de algumas despesas, nomeadamente de despesas com pessoal, aquisição de bens e serviços e investimento, num contexto em que a actividade económica deverá evoluir a um ritmo inferior ao previsto no OE/2016”, afirma o relatório que foi entregue aos deputados.

Na sua análise à execução da primeira metade do ano (cujos dados o Ministério das Finanças publicou no início da semana passada), a UTAO assinala a melhoria registada face ao mesmo período do ano passado no valor do défice público. Utilizando a óptica da contabilidade pública (o método contabilístico usado pelo Ministério das Finanças), o défice foi de 2867 milhões de euros. Mas ajustando os dados orçamentais por forma a que eles sejam comparáveis com o ano anterior e utilizando a óptica da contabilidade nacional (o método usado para o cálculo do défice que é reportado a Bruxelas), a UTAO estima que o défice na primeira metade do ano tenha ficado em 2880 milhões de euros.

Este valor é inferior em 852 milhões de euros ao registado em igual período do ano passado, o que mostra a tendência de melhoria das contas face ao ano passado. Para a totalidade do ano, o défice previsto no OE é, em contabilidade nacional, de 4183 milhões. Isto significa que, para cumprir esta meta, o défice terá de ser menor na segunda metade do ano do que na primeira, não ultrapassando os 1303 milhões de euros.

A UTAO destaca que, durante a primeira metade do ano, as receitas fiscais cresceram face ao ano passado, mas “a um ritmo inferior ao previsto para o total do ano”. Um resultado que foi compensado pelo facto de em algumas rubricas da despesa, especialmente a aquisição de bens e serviços e o investimento, a execução ter sido mais baixa do que aquilo que está implícito no OE.

A UTAO assinala ainda que as almofadas orçamentais apresentadas recentemente pelo Governo a Bruxelas continuavam, até ao final de Junho, disponíveis para serem usadas. A reserva orçamental, que tem um valor global de 428,6 milhões (mas que 235,4 milhões já se prevê na meta do défice que não podem ser usados), “foi utilizada residualmente”.  

Sugerir correcção
Ler 2 comentários