Fectrans marca greve para 26 e 27 de Abril na Transtejo e Soflusa

Fectrans decretou novas greves parciais em dois dias da última semana de Abril nas transportadoras fluviais do Tejo

Foto
fau fabio augusto

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), afecta à CGTP, anunciou este sábado, 8 de Abril, a realização de duas greves parciais nas operações de 26 e 27 de Abril - os dois dias úteis seguintes ao feriado de 25 de Abril.

Em comunicado enviado às redacções, a Fectrans adianta que a “greve será de 3 horas por turno na Transtejo e de 2 horas por turno na Soflusa”, afectando as ligações a partir de Cacilhas, Porto Brandão, Seixal, Montijo. As paralisações visam os trabalhadores das estações, manutenção, fiscalização, administrativos, controladores, de bilheteira, e restantes.   

Em causa está, segundo a comunicação da federação sindical, a necessidade de contratar mais trabalhadores, a precaridade laboral, a contratação colectiva e a renovação da frota.

Para a Fectrans, “o governo não aproveita as condições políticas e sociais existentes para, de uma vez por todas, assumir que quer um serviço público de qualidade, na base de empresas públicas e desencadear as medidas necessárias para a recuperação da frota imobilizada e para que mais navios não venham a ficar imobilizados, para se admitir os trabalhadores necessários e passagem daqueles que têm vínculos precários a efectivos e para publicar os acordos firmados com a administração de renovação da contratação colectiva”.

O Executivo é especialmente visado nesta contestação sindical dos representantes dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa, que o acusa de “continuar a ter um comportamento de alheamento para a resolução dos problemas que afectam trabalhadores e utentes destas duas empresas”, que reconhece já vir do anterior Governo, “e de cuja política resulta a grave situação nestas empresas”, acrescenta o comunicado deste sábado. 

Sugerir correcção
Comentar