Transportadores de mercadorias vão pedir ao Governo redução de 20 cêntimos no gasóleo

ANTRAM e ANTP acordam caderno de reivindicações conjunto.

Foto
Transportadores de mercadorias insatisfeitos com subida de imposto sobre os combustíveis. DR

As duas associações que representam o sector dos transportadores de mercadorias decidiram este sábado apresentar na próxima semana um pacote de medidas ao Governo, exigindo a redução de 20 cêntimos no preço do gasóleo.

O gasóleo "20 cêntimos mais barato" é a principal exigência da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), que reuniram este sábado em Pombal, distrito de Leiria, num encontro que pretendia definir acções em defesa do sector, na sequência do aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

O presidente da ANTRAM, Paulo Duarte, que falava aos jornalistas a meio da reunião na condição de porta-voz das duas associações, defendeu uma equiparação do preço do gasóleo àquele que é praticado em Espanha, sendo para tal necessária uma redução de 20 cêntimos.

Segundo o dirigente, se "em Espanha são competitivos" em relação ao preço do gasóleo, essa competitividade também deve ser possível de se alcançar em Portugal, recordando ainda que o actual preço do gasóleo leva a que as transportadoras optem por abastecer em Espanha.

"Queremos ser competitivos no sector de que Portugal tão precisa, que é o sector das exportações", bem como na circulação de produtos no mercado interno, vincou.

Numa reunião realizada à porta fechada e em que "os ânimos não estão calmos", já se chegou à decisão de se entregar um documento, com "pelo menos seis medidas", ao Governo, no início da próxima semana, informou Paulo Duarte.

As duas associações irão esperar por "uma resposta concreta na semana seguinte" e, mediante a resposta do Governo, poderão tomar "outro tipo de medidas e de luta", disse, sem querer adiantar que outras acções poderão tomar.

Paulo Duarte optou por não divulgar as medidas inscritas nesse documento à excepção da exigência de redução do preço do combustível, mas afirmou que o pacote de propostas é "verdadeiramente exequível" e que podem tocar na "redução de custos de contexto", entre outras áreas.

Segundo o presidente da ANTRAM, foi "muito difícil" convencer os representantes das transportadoras reunidos em Pombal em avançar para a entrega deste pacote de medidas, porque "há muitos anos" que o sector apresenta propostas, mas "a receptividade não tem sido a melhor".

A proposta do Orçamento do Estado para 2016 determina o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em seis cêntimos por litro na gasolina sem chumbo e no gasóleo rodoviário e três cêntimos por litro no imposto aplicável ao gasóleo colorido e marcado (gasóleo verde ou agrícola).

Com esta medida, o Governo pretende arrecadar mais 360 milhões de euros e, assim, compensar a descida das cotações do petróleo nos mercados internacionais, que levou a uma perda de receitas para o Estado.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários