Trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram pré-acordo negociado com a administração

CT diz que novos horários “são legais e deverão ser aplicados pela empresa, apesar desta votação".

Foto
Trabalhadores anunciaram a realização de uma greve de 24 horas para dia 30 de Agosto. Daniel Rocha

Uma maioria esmagadora dos trabalhadores da Autoeuropa rejeitou esta sexta-feira à noite o pré-acordo alcançado pela comissão de Trabalhadores (CT) para a implementação de novos horários por turnos mediante uma compensação financeira de 175 euros acima do valor previsto na legislação. Segundo disse à agência Lusa fonte da CT da Autoeuropa, 74,8% dos trabalhadores rejeitaram o pré-acordo alcançado com a administração da empresa para a implementação dos novos horários por turnos, que obteve apenas 23,4% de votos favoráveis num universo de 3472 votantes.

"Conseguimos negociar uma compensação financeira para os horários que a empresa pretende implementar para assegurar a produção do novo veículo T-Roc, sendo que esses horários são legais e deverão ser aplicados pela empresa, apesar desta votação", disse à agência Lusa o coordenador da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, Fernando Sequeira. "Receio que nos trabalhadores que votaram pelo `não´ ao pré-acordo não tenham percebido que pode estar em causa, pelo menos, uma parte da produção do novo veículo T-Roc na Autoeuropa", acrescentou o coordenador da CT, que se escusou a explicar até que ponto a recusa do pré-acordo poderá comprometer o futuro da fábrica de Palmela.

Em comunicação enviada sexta-feira aos funcionários da Autoeuropa, o responsável pelos Recursos Humanos e Produção da Volkswagen, Jürgen Haase, lembrava que a Volkswagen tinha investido muito dinheiro para produzir o novo veículo T-Roc na fábrica de Palmela, advertindo também que os níveis de produção previstos exigiam novos horários, de três turnos, e trabalho aos sábados.

Não é a primeira vez que os trabalhadores da Autoeuropa rejeitam um pré-acordo negociado pela Comissão de Trabalhadores, situação que já tinha ocorrido em Julho de 2009. Resta saber se, tal como aconteceu no passado, administração e trabalhadores serão capazes de encontrar forma de ultrapassar as divergências. Os trabalhadores da Autoeuropa anunciaram a realização de uma greve de 24 horas para o próximo dia 30 de Agosto.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários