Taxa turística começa a ser aplicada em Lisboa

Quem pernoitar num hotel de Lisboa, vai pagar um euro por noite, até um máximo de sete euros. Taxa no aeroporto só deverá arrancar em Abril.

Foto
Crianças até 13 anos estão isentas da nova taxa Público

Os turistas que visitam Lisboa pagam, a partir desta sexta-feira, um euro por cada noite na capital portuguesa, até um máximo de sete euros, no âmbito da taxa turística aplicada pela Câmara Municipal. A taxa será cobrada nas dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros e aplica-se a “todas as unidades […] da hotelaria ou do alojamento local”, explicou a autarquia.

A cobrança será feita pelos hoteleiros, sendo o montante depois entregue à Câmara. Estão isentos de pagamento crianças até 13 anos, quem pernoite na cidade para obter tratamento médico e os “hóspedes que têm a estadia oferecida” por “entidades responsáveis”.

Por cobrar fica, para já, a taxa turística nas chegadas a Lisboa, por a autarquia ainda não saber como vai cobrá-la no aeroporto, estimando o vereador das Finanças que a medida arranque em Abril.

“Sobre a taxa turística de chegadas, que estava prevista entrar em funcionamento no dia 01 de Janeiro, por questões operacionais não vai ser possível iniciar a sua execução nesse dia. Estamos ainda em negociações com a ANA [Aeroportos de Portugal] e a iniciar conversações com o Governo sobre esta matéria”, afirmou em Dezembro João Paulo Saraiva.

O problema não se coloca a quem chega por via marítima devido à legislação existente, estando a Câmara Municipal a ponderar aplicá-la “directamente aos operadores dos cruzeiros”, que, por sua vez, a farão reflectir “nos preços e na facturação aos seus clientes”, adiantou o vereador.

A criação da Taxa Municipal Turística foi aprovada em Dezembro de 2014 pelo executivo municipal mas, em 2015, a ANA - Aeroportos de Portugal assumiu a responsabilidade pelo seu pagamento, o que lhe custou 3,8 milhões de euros.

A autarquia, de maioria PS, espera arrecadar uma receita de 15,7 milhões com a taxa turística este ano, valor que reverte para um fundo turístico criado para financiar investimentos na cidade.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários