Somague vende PPP dos hospitais de Braga e Vila Franca aos holandeses Aberdeen

Os dois hospitais são geridos em regime de parceria público-privada.

Foto
O Hospital de Braga foi inaugurado em Maio de 2011 Paulo Pimenta

A Somague vai vender aos holandeses da Aberdeen as participações nas Parcerias Público-Privadas (PPP) dos edifícios dos hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira e respectivos estacionamentos, tendo a operação já sido notificada à Autoridade de Concorrência.

"Confirmamos a operação, que esperamos concretizar nas próximas semanas", disse fonte da Somague à agência Lusa, sem precisar ainda o montante que a construtora vai arrecadar com a operação.

O negócio, que constitui uma operação de concentração, foi notificado na passada sexta-feira à Autoridade da Concorrência (AdC) que, depois de aguardar até ao final da próxima semana por observações de terceiros interessados na operação de concentração, se vai pronunciar sobre a legalidade da operação.

"A Aberdeen Infrastructure (Holdco) notifica a aquisição do controlo sobre as sociedades Escala Braga - Sociedade Gestora do Edifício, Escala Parque - Gestão de Estacionamentos, Escala Vila Franca - Sociedade Gestora do Edifício e PNH - Parque do Novo Hospital, através da aquisição de participações sociais nas referidas sociedades", lê-se no aviso publicado na página de internet da AdC.

A empresa holandesa Aberdeen faz parte de um grupo de sociedades que tem uma das maiores gestoras de projectos de infraestruturas nos modelos de parcerias público-privadas (PPP) e similares na Europa, Estados Unidos da América e Austrália.

Nos activos do grupo Somague Concessão de Infraestruturas consta a participação na PPP veículo criado para concorrer na área dos hospitais em conjunto com a José de Mello Saúde e Edifer – incluindo a gestão, exploração e manutenção dos parques de estacionamento e gestão de trânsito nos hospitais de Vila Franca e Braga.

Os dois hospitais são geridos em regime de PPP pela Somague, que detém 51% do consórcio Escala Braga (15% são da Edifer e 34% do Grupo Melo ) e também 51% do consórcio Escala Vila Franca de Xira (10% são da Quadrante e 39% da Edifer).

A Aberdeen Infrastructure (Holdco) é uma sociedade de direito holandês que faz parte de um grupo de sociedades que tem, no seu topo, duas das maiores sociedades gestoras de activos e fundos de investimento da Europa.

A sociedade holandesa é detida a 100% pela Cooperatief Aberdeen Infrastructure, sociedade de direito holandês que, por sua vez, é totalmente detida pela sociedade de direito inglês Aberdeen European Infrastructure Partners.

Esta empresa inglesa, por sua vez, é detida pela Aberdeen Asset Management PLC, que, actuando através da sua filial, a Aberdeen Infrastructure Asset Managers Limited, é uma das maiores gestoras de projectos de infraestruturas nos modelos de PPP e similares na Europa, Estados Unidos da América e Austrália, e pela APG Asset Management, uma das maiores sociedades gestoras de fundos de pensões holandesas.

O Hospital de Braga foi inaugurado em Maio de 2011, substituindo o antigo Hospital de São Marcos, e tem uma capacidade de internamento de cerca de 700 camas.

O Hospital Vila Franca de Xira foi inaugurado no mês seguinte, em Junho de 2011, sendo um hospital geral e distrital com valências básicas, intermédias e diferenciadas, em regime de internamento e ambulatório, integrando a prestação de cuidados urgentes classificados como médico-cirúrgicos.

 

Sugerir correcção
Comentar