Site do IRS não suporta todos os browsers

Versões mais recentes do Google Chrome e do Microsoft Edge não permitem a entrega electrónica do IRS.

Foto
Entrega de IRS começa a 1 de Abril Nuno Ferreira Santos

A entrega electrónica de declarações de IRS não poderá ser efectuada se os contribuintes estiverem a usar as versões mais recentes do Google Chrome ou o Microsoft Edge. O alerta foi feito nesta quarta-feira através de uma nota publicada no Portal das Finanças.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) compromete-se a minimizar o impacto deste problema e anuncia que o processo de entrega de declarações de IRS foi alterado. O contribuinte que estiver a utilizar um browser que não suporta a tecnologia Java será avisado e ser-lhe-ão propostas alternativas, “que passam pela instalação de outros browsers gratuitos como o Internet Explorer, o Firefox, o Safari (para Mac OS X) ou a utilização da aplicação off-line de preenchimento da declaração do IRS”.

Em meados 2015, explica a AT, alguns dos fabricantes de browsers anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI. “Em consequência disso as versões mais actuais do Google Chrome e o Microsoft Edge não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais, que requerem processos complexos de introdução, edição e validação de informação, bem como mecanismos de segurança adaptados ao meio web”, referem.

Como a aplicação de recolha do IRS tem um elevado grau de complexidade, “não foi possível promover a adopção de uma nova solução tecnológica a tempo de ser utilizada na recolha de declarações de rendimento do IRS em 2016, porque existiam sérios riscos para todo o processo de recolha e processamento das declarações”.

O processo de entrega de IRS decorre de 1 a 30 de Abril para os contribuintes tiveram rendimentos de trabalho dependente ou que receberam pensões. Quem tenha rendimentos de trabalho independente (recibos verdes) terá de entregar a declaração de IRS entre 1 e 31 de Maio.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários