São Miguel abre este ano dois hotéis cinco estrelas

A maior ilha do arquipélago abre este Verão duas unidades deste segmento, depois de vários anos do abandono do Monte Palace.

Foto
Mais de 80% dos turistas só fica hospedado em São Miguel João Silva

Os Açores vão ter a funcionar este verão dois novos hotéis de cinco estrelas, os primeiros deste segmento em São Miguel, a maior ilha do arquipélago, após o fecho do emblemático Monte Palace, abandonado há anos.

“É extremamente importante termos aqui esta diversidade de oferta hoteleira. Temos muito bons hotéis de quatro estrelas mas, de facto, faltavam os de cinco estrelas”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Horácio Franco.

O responsável pela área do Turismo desta entidade adiantou que as novas unidades hoteleiras, localizadas no concelho de Ponta Delgada, vêm “colmatar uma debilidade”, assinalando que o destino Açores “já foi preterido”, por não ter hotéis de cinco estrelas na ilha de São Miguel, para a realização de conferências ou outro tipo de eventos.

Horácio Franco referiu ser “muito positivo” o facto dos dois novos hotéis não “chocarem”, dado que um está localizado no centro da cidade de Ponta Delgada e o outro numa zona mais rural do concelho, tendo “alvos diferenciados”.

Segundo dados da Secretaria Regional do Turismo e Transportes dos Açores, os dois novos hotéis de cinco estrelas vão disponibilizar um total de 508 camas, sendo que 258 estarão no hotel Azor e 250 no hotel Resort Pedras do Mar.

Fonte do Fundo Discovery, que detém o Hotel Azor, instalado em frente à marina, adiantou que a inauguração está prevista para a última semana do mês.

Em Dezembro, o mesmo fundo de investimento privado anunciou em comunicado que a nova unidade hoteleira irá criar cerca de 100 postos de trabalho, sendo que as obras em curso estão orçadas em nove milhões de euros. 

A Lusa tentou contactar o proprietário da empresa Açorsonho Hotéis, Lda., que detém o Resort Pedras do Mar, sem sucesso.

Horácio Franco disse ainda ter informação que o hotel Resort Pedras do Mar "já está a funcionar informalmente há algum tempo", sendo desconhecida a data de inauguração oficial.

Actualmente, apenas a ilha Terceira dispõe de um hotel de cinco estrelas em plena actividade, localizado na cidade de Angra do Heroísmo, um investimento privado inaugurado em Setembro de 2012, com 130 quartos.

O Monte Palace foi o primeiro hotel de cinco estrelas a funcionar nos Açores, localizado junto ao miradouro da Vista do Rei, sobranceiro à Lagoa das Sete Cidades, no concelho de Ponta Delgada. Foi inaugurado em 1989, mas funcionou poucos anos, estando ao abandono. Tinha 88 quartos, dois restaurantes, três salas de conferência, uma discoteca e uma loja.

Em Setembro de 2015, um grupo de investidores europeus e árabes anunciou que estava a desenvolver dois projectos turísticos na ilha de São Miguel, que incluíam o antigo Monte Palace e um terreno onde funcionou uma fábrica da baleia, mas até ao momento nenhum dos projectos avançou.

Com o impulso das low-cost o número de dormidas no arquipélago aumentou 20% em 2015. De acordo com informação dada ao PÚBLICO pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes dos Açores, na ilha de São Miguel existem actualmente 407 unidades de alojamento, das quais apenas 41 são hotéis tradicionais. Há ainda 67 casas de turismo em espaço rural e quase 300 alojamentos locais, um número que engloba desde guesthouses aos sete hostels que existem em Ponta Delgada. O primeiro abriu há pouco mais de três anos. 

 

Sugerir correcção
Comentar