Responsáveis da TAP vão ao Porto explicar estratégia para a região

Na próxima segunda-feira está marcada uma reunião entre direcção do Conselho Metropolitano, Fernando Pinto, presidente da TAP, e Humberto Pedrosa, accionista privado.

Foto
Fernando Pinto, presidente da Comissão Executiva da TAP Miguel Manso

A pedido do Conselho Metropolitano do Porto, os responsáveis da TAP vão estar na próxima segunda-feira com a direcção executiva daquele organismo que representa todas as autarquias da região metropolitana para dar explicações sobre a estratégia que pretendem impor no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

De acordo com as informações recolhidas pelo PÚBLICO, essas explicações serão dadas pelo presidente executivo da empresa, Fernando Pinto, por um dos accionistas do consórcio Atlantic Gateway, o empresário Humberto Pedrosa, e também pelo director comercial da TAP, Carlos Paneiro.

Em causa está, entre outras questões, a anunciada intenção de suprimir, a partir de Março, as ligações directas entre o Porto e Roma, Bruxelas, Milão e Barcelona, rotas que a TAP justifica serem deficitárias, mas que têm taxas de ocupação muito elevadas.

A disponibilidade dos responsáveis da TAP, e do Governo, para explicar a estratégia de reversão da privatização da companhia aérea tem sido por várias vezes anunciada. E apesar de surgirem notícias de encontros, mais ou menos informais, como aquele que Rui Moreira, o presidente da Câmara do Porto e uma das vozes mais críticas dessa estratégia, travou na quinta-feira à noite com Humberto Pedrosa, ainda não se ouviu por parte da transportadora aérea uma posição mais esclarecedora sobre o projecto que existe para o aeroporto do Porto. Ao que o PÚBLICO apurou, a disponibilidade assumida pela direcção executiva da TAP para se deslocar à região e dar os esclarecimentos necessários está a criar expectativas positivas junto de alguns autarcas.

Esta reunião foi agendada depois de a resposta enviada pela TAP aos pedidos de esclarecimento do Conselho Metropolitano do Porto — pedidos esses que surgiram na sequência das manifestações demonstradas na última reunião daquele órgão — não terem sido considerados suficientes. O Conselho Metropolitano, dirigido pelo presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, desafiou a empresa a vir ao Porto explicar a sua estratégia, e a TAP acedeu ao pedido. 

No Portal de notícias da Câmara do Porto, onde foi divulgado o encontro desta quinta-feira à noite de Rui Moreira com Humberto Pedrosa, não é dada mais nenhuma informação sobre o teor do encontro. "O teor das conversas não é conhecido, mas Rui Moreira tem já agendadas outras importantes reuniões para a próxima semana e, como prometeu, não deixará a defesa dos interesses da cidade e da região [Norte]", refere a autarquia no referido portal. 

Para além da reunião com os representantes das autarquias, a delegação da TAP também pretende dar explicações aos representantes dos empresários, e que também já manifestaram preocupações com a anunciada intenção de suprimir quatro rotas consideradas de maior relevância para os empresários, como são Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona.

As críticas à anunciada intenção de suprimir ligações directas a partir do Porto a várias cidades da Europa, mas também à criação de uma ponte aérea entre Porto e Lisboa, com voos a todas as horas, têm surgido de vários quadrantes. Para além dos autarcas, com Rui Moreira à cabeça, e dos empresários, esta sexta-feira também a Deco — a Associação de Defesa dos Consumidores — considerou ser “bastante preocupante” a supressão de voos da TAP a partir do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e pediu que seja reponderada a estratégia para não prejudicar os passageiros.

Sugerir correcção
Comentar