Reagrupamento de acções do BCP avança, títulos fecham a subir 0,67%

A alteração terá efeitos no dia 24 de Outubro.

Foto
Os accionistas podem proceder à composição dos lotes de acções até 21 de Outubro Rita Chantre

O Banco Comercial Português (BCP) anunciou nesta quarta-feira ter aprovado o reagrupamento de acções, sem redução do capital social, tendo em conta os termos da operação já aprovados pelos accionistas em que serão fundidos 75 títulos num só.

O reagrupamento de acções avançará de imediato, depois de o conselho de administração do banco ter aprovado a operação na terça-feira, anunciou a instituição em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Na bolsa, os títulos do banco presidido por Nuno Amado estiveram em alta na sessão desta quarta-feira. De manhã, chegaram a subir mais de 3%, mas ao longo da sessão foram perdendo fôlego com a aproximação da hora de fecho do mercado, terminando com uma valorização de 0,67%, nos 0,0151 euros.

Ao mercado, o BCP informou que o banco vai "proceder ao reagrupamento, sem redução do capital social, das acções representativas do capital social do banco mediante a aplicação de um quociente de reagrupamento de 1:75, correspondendo a cada 75 (setenta e cinco) acções anteriores ao reagrupamento 1 (uma) acção posterior ao mesmo, sendo o reagrupamento aplicável a todas as acções, na mesma proporção, com arredondamento por defeito para o número inteiro mais próximo", lê-se no comunicado.

A realização desta alteração terá efeitos no dia 24 de Outubro, podendo os accionistas até ao dia 21 de Outubro "proceder à composição dos seus lotes de acções" de forma a terem um número total de acções "que seja múltiplo de 75, tendo em vista o reagrupamento", explica o banco liderado por Nuno Amado.

No caso de lotes de acções que não perfaçam as 75 acções necessárias para ficar com uma, será paga contrapartida de 0,0257 euros por acção em dinheiro, valor este correspondente ao preço médio ponderado das acções representativas do capital social do Banco no mercado regulamentado Euronext Lisbon nos seis meses imediatamente anteriores à data da presente deliberação e do anúncio que hoje dela é publicado, acrescenta.

Sugerir correcção
Comentar