Produção mundial de cereais deve aumentar significativamente em 2013

Colheita nos EUA deverá estar ao nivel do que se registava em 1936.

Foto

A produção mundial de cereais deverá aumentar significativamente este ano, impulsionada pelo milho que deverá ser alvo de um colheita histórica nos EUA, assim como o trigo que poderia crescer 5,4%, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A procura mundial de cereais deverá, no entanto, estagnar durante a campanha 2012/13 “devido ao aumento dos preços dos cereais e à procura hesitante de bioetanol", diz a FAO, em comunicado.

A produção de cereais - milho, cevada, sorgo, painço, centeio e aveia - deve ultrapassar o recorde atingido em 2011, com 1,25 mil milhões de toneladas, impulsionada principalmente pelo milho com a produção a atingir 960 milhões de toneladas, 10% mais do que no ano anterior.

"A maior parte deste aumento ocorrerá nos Estados Unidos, o maior produtor mundial de milho, onde as plantações deverão recuperar o nível que tinham em 1936", disse a FAO, que também espera uma contribuição significativa da Federação Russa.

A colheita de trigo pode aumentar em 5,4% para 695 milhões de toneladas graças a"condições climáticas mais favoráveis que em 2012."

A produção de arroz deverá aumentar 3,3% para 497,7 milhões de toneladas, com um crescimento acentuado na Índia e na Indonésia.

 

Sugerir correcção
Comentar