Produção de automóveis em Portugal caiu 13,5%

A produção automóvel em Portugal voltou a cair em Julho, com menos 13,5% que em igual mês de 2016, ficando nas 12.314 unidades, 96,4% para exportação, revelou hoje a ACAP.

Foto
DRO DANIEL ROCHA - PÚBLICO

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em Julho, "saíram das fábricas de automóveis nacionais 12.314 veículos automóveis ligeiros e pesados, menos 13,5% do que no mesmo mês de 2016".

Esta queda "arrastou a variação homóloga acumulada no período de Janeiro a Julho do corrente ano para a zona vermelha, embora aquela tenha registado uma diminuição de apenas 0,7%", salienta a ACAP.

O resultado negativo registado em Julho deveu-se à queda na produção de automóveis ligeiros de passageiros, já que os veículos comerciais apresentaram um comportamento positivo.

A produção acumulada nos primeiros sete meses totalizou 93.704 unidades.

A informação estatística relativa a Julho confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,4% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo.

Esta situação, sublinha a ACAP, "contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa".

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal, com 84,2%, com a Alemanha a ter 18,8%, Espanha 14,9%, Reino Unido 11,3% e França 10,7%.

O mercado asiático, liderado pela China (10,3%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar