Pressa da Altice na fusão entre a Numericable e a SFR dá multa de 80 milhões

Regulador francês condenou dona da PT pelo facto de as duas empresas terem desenvolvido ofertas comerciais conjuntas antes da aprovação do negócio.

Foto
Grupo liderado por Patrick Drahi chega a acordo para evitar coima mais elevada AFP/MARTIN BUREAU

O regulador francês da concorrência condenou a Altice a pagar uma multa de 80 milhões de euros “por ter realizado de forma antecipada duas operações [de fusão] notificadas em 2014”. Em causa está o facto de as empresas Numericable e SFR terem começado a desenvolver projectos conjuntos antes mesmo de terem obtido autorização final do regulador para que a fusão se concretizasse. No site do regulador francês (a Autorité de la concurrence) pode ler-se que esta é a primeira decisão do género em França.

A Altice, por seu turno, confirmou que vai acatar a decisão. O grupo “optou por não refutar estas práticas e aceitar a possibilidade de acordo que lhe foi oferecida” pelo regulador francês, explicou a dona da PT Portugal em comunicado. Esta foi a maneira escolhida para “limitar a sua exposição financeira, tendo em conta o nível de penalizações” previsto na legislação francesa para estas situações, adiantou a o grupo liderado por Patrick Drahi.

A penalização (que incide sobre o volume de negócios das empresas) poderia teoricamente ter chegado às centenas de milhões de euros. Mas, para a entidade reguladora francesa, foi tido em conta o facto de a infracção ter sido cometida “apenas durante alguns meses”, como adiantou ao Le Monde fonte do regulador.

Em Junho de 2014, a Altice, que era dona da Numericable, notificou o regulador da tomada de controlo das empresas SFR e OTL (que operava com a marca Virgin Mobile). A autorização da Autorité de la Concurrence ao negócio chegou no final de Outubro desse ano. O problema é que, em meados de Novembro, menos de um mês depois da decisão do regulador, e antes de o negócio estar formalmente fechado (o que só aconteceu no final do mês), foi lançado um novo produto de comunicações envolvendo as duas marcas.

A SFR passou a vender aos seus clientes uma box de televisão por fibra com a tecnologia da Numericable, o que levou um dos concorrentes da Altice a apresentar queixa junto do regulador, como relatou a imprensa francesa, à época.

Antes do visto positivo ao negócio, os dois grupos tinham autorização para discutir os termos da operação de fusão (que ficou sujeita a remédios, com a venda das operações móveis da Outremer Télécom nas ilhas da Reunião e Mayotte), mas não podiam definir estratégias comerciais conjuntas.

Uma vez que o regulador entendeu que estava provada uma situação conhecida como gun jumping (em que há coordenação entre as partes antes da autorização efectiva da operação), avançou para a condenação. Uma condenação que a Altice não refuta.

“As práticas denunciadas, que pretendiam tornar a nova entidade [resultante da fusão] operacional o mais rapidamente possível, uma vez obtida a autorização devida, foram desenvolvidas de boa-fé, num contexto legal incerto”, justificou a Altice.

Segundo o grupo de telecomunicações, o acordo alcançado é revelador da vontade da empresa de “restabelecer um diálogo construtivo” com a Autorité de la Concurrence. A Altice frisa ainda que, com esta decisão, ficaram clarificadas as regras que as empresas em processo de fusão deverão cumprir no período entre a assinatura de um acordo e a decisão final do regulador.

Sugerir correcção
Comentar