Portugal antecipou reembolso ao FMI e já pagou mais mil milhões

Até Agosto, Portugal deverá fazer o pagamento de mais 2600 milhões de euros relativos à ajuda financeira dada durante o período de assistência internacional.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O Estado português pagou esta sexta feira, antecipadamente, mais uma parcela do empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI), equivalente a mil milhões de euros. De acordo com informação divulgada pelo Ministério das Finanças estas parcelas venciam entre Junho e Outubro de 2019. E, acrescenta o ministério, Portugal pretende ainda antecipar as amortizações que deveriam decorrer até Abril de 2020, reembolsando 2600 milhões de euros até Agosto.

O ministério tutelado por Mário Centeno acrescenta que estes pagamentos não terão impacto nas emissões de dívida no mercado internacional a realizar em 2017. “O plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado em 2018 fazendo parte do programa de financiamento da República. Neste momento estão também garantidas cerca de 40% das necessidades de financiamento de 2018, incluindo 4000 milhões de pagamentos ao FMI”, lê-se no comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças.

De acordo com o Governo, o reembolso antecipado ao FMI “contribui decisivamente para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo desta e permitindo, simultaneamente, uma gestão dos pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média”.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários