Portal da queixa recebeu 13 mil reclamações desde o início do ano

Empresas de telecomunicações, como a Meo e a NOS, e a Segurança Social lideram queixas dos consumidores registados na plataforma.

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A Segurança Social e o Centro Nacional de Pensões estão entre os serviços públicos mais reclamados Foto: Joana Freitas/Arquivo

O sector das telecomunicações foi o mais reclamado pelos consumidores registados no Portal da Queixa desde o início do ano, com um total de 2208 reclamações. Num comunicado divulgado esta terça-feira, a rede social de consumidores destaca as empresas Meo, Nos, CTT, Vodafone, Galp On, EDP, Medicare e Goldenergy e as entidades públicas Segurança Social e Centro Nacional de Pensões como as que “mais reclamações receberam no Portal da Queixa” até ao final de Maio.

A seguir às comunicações, o maior número de queixas foi para os serviços públicos (1283), seguindo-se o comércio electrónico (1107), o comércio (1013), a electricidade e o gás (906). Entre as razões mais frequentes para apresentar a reclamação destacam-se, segundo a plataforma online, a má prestação de serviços e atendimento, as fidelizações, tarifários e alterações de contratos e situações de burlas e fraudes, bem como de reembolsos e trocas.

No que diz respeito à capacidade das marcas em responderem às reclamações, o Portal da Queixa destaca como tendo “o índice mais elevado de resposta” os CTT, a Meo, a Medicare, a Segurança Social, a Conforama, a Vodafone, a Goldenergy, a Viagens eDreams, a Galp On e a Cabovisão.

Já entre as marcas e entidades públicas que, desde o início de 2016 e até final do mês de Maio, “mais resolveram as reclamações dos consumidores”, a plataforma de consumidores destaca a Segurança Social, a Medicare, a Goldenergy, o Centro Nacional de Pensões, a Galp On, o Continente, os CTT, a Meo, a Cabovisão e o Pingo Doce.

O Portal da Queixa foi criado a 1 de Junho de 2009 e tem mais mais de 62 mil consumidores registados, um milhão e meio de visualizações por mês e 2.600 marcas associadas, já que o espaço também permite a interacção entre as marcas e os consumidores.

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