PIB grego cresceu 0,2% no segundo trimestre

Regresso a valores positivos de crescimento foi confirmado, mas os dados mostram ligeira revisão em baixa face às estimativas feitas anteriormente.

Foto
A economia grega voltou a taxas de crescimento potivivas no segundo trimestre de 2016 REUTERS/Ronen Zvulun

A economia grega cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2016 face aos três meses anteriores, de acordo com os dados provisórios publicados esta segunda-feira pelo instituto de estatísticas helénico (Elstat), que reviu em baixa as suas estimativas anteriores.

Os números iniciais, que o Elstat divulgou a 12 de agosto, apontavam para um crescimento do PIB da Grécia de 0,3% no segundo trimestre face aos três meses anteriores.

O Elstat também reviu as suas estimativas homólogas, adiantando agora que o PIB recuou 0,9% entre Abril e Junho deste ano face aos mesmos meses de 2015, uma queda mais acentuada do que os 0,7% inicialmente previstos.

A entidade oficial de estatísticas da Grécia alterou os dados relativos ao primeiro trimestre e calculou que a economia grega tenha recuado 0,2% em cadeia e 1% em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano (anteriormente, tinha calculado uma queda de 0,1% e de 0,8%, respetivamente).

O Elstat justificou esta revisão em baixa de todos os dados com a estimativa inicial, que ainda não considerava uma série de dados, tanto mensais como trimestrais.

Em 2015, após seis anos de recessão, o país registou dois trimestres de crescimento antes de o governo ter decretado, a 29 de junho, controlos de capital que ainda estão em vigor. Apesar de tanto o executivo como os credores terem previsto uma recessão de 1,3% em 2015, o ano fechou com uma variação nula da economia, graças ao crescimento dos dois primeiros trimestre e também do quarto trimestre.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários