PGR investiga subconcessões de Metro do Porto e STCP feitas em 2015

Procuradoria-Geral da República confirmou esta quarta-feira que está a decorrer um inquérito.

Foto
Exploração da rede de autocarros no Porto foi ganha, em 2015, pelos espanhóis da Alsa Marco Duarte

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta quarta-feira que está a decorrer um inquérito às subconcessões do Metro do Porto e da STCP feitas em 2015, e, entretanto, anuladas pelo actual Governo, como noticiou a Lusa esta manhã.

"[A PGR] confirma a existência de um inquérito a correr no DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] do Porto. O mesmo encontra-se em investigação", disse fonte oficial. A PGR não avançou, contudo, que crimes podem estar em causa.

Hoje de manhã, a Lusa já noticiara que o Ministério Público está a investigar as subconcessões do Metro do Porto e da STCP feitas em finais de 2015 e que já foram contactadas e ouvidas várias pessoas.

Este processo causou polémica em 2015 pelo facto de o executivo PSD/CDS-PP ter decidido pelas concessões dos transportes urbanos públicos do Porto por ajuste directo e em vésperas de eleições legislativas, tendo motivado a apresentação de queixa-crime.

No final da vigência do Governo liderado por Pedro Passos Coelho, a francesa Transdev ganhou o concurso para a gestão privada da Metro do Porto e a espanhola Alsa garantiu a exploração da rede de autocarros no Porto. Depois, com o Governo PS, apoiado pelos partidos à sua esquerda - PCP, PEV e BE -, as subconcessões aos privados foram anuladas, decisão que deu origem a reclamações formais e acções judiciais. 

Sugerir correcção
Comentar