Perguntas e respostas sobre a deliberação da Anacom

Já de saída da Anacom, Fátima Barros aprovou uma medida que obrigará às empresas a mexer nos tarifários ou abrir a porta a rescisões de contratos.

Foto
RUI GAUDENCIO

Que motivo levou a Anacom a impor estas medidas?

O regulador começou a investigar os procedimentos das empresas na sequência de quase duas mil queixas de consumidores, apresentadas no terceiro trimestre do ano passado. Tratava-se na sua maioria de queixas relacionadas com a actualização de preços. A Anacom concluiu que as empresas esqueceram-se de um detalhe fundamental introduzido pelas alterações à lei que tinham sido aprovadas meses antes no Parlamento: a obrigatoriedade de informar os clientes que estas actualizações representavam uma alteração contratual e que, com isso, tinham opção de rescindir o contrato sem custos, mesmo que estivessem fidelizados.

O que é que a Anacom pretende que as empresas façam?

A Anacom diz que as empresas terão de optar por um de dois caminhos: ou avisam os seus clientes de que poderão rescindir os contratos sem penalizações ou lhes voltam a repor os preços anteriores. Em qualquer um dos casos, as empresas têm de ser céleres: têm 30 dias úteis ou para informar por escrito sobre rescisões ou para alterar os tarifários.

Quem está abrangido pela medida?

Segundo a Anacom, a medida aplica-se aos clientes dos operadores que estavam fidelizados quando os preços foram revistos e que ainda estão nesse período de vinculação, com as mesmas condições. Não se aplica a quem já trocou entretanto de operador ou a quem, tendo acabado aquela fidelização, optou por permanecer na mesma rede.

Os consumidores podem ser compensados?

A Anacom não tem competências para regular conflitos individuais entre as empresas e os seus clientes, por isso, a decisão do regulador nada refere sobre a obrigatoriedade de compensações. O que a Anacom esclareceu ao PÚBLICO foi que os consumidores que se sintam lesados deverão fazer valer os seus direitos junto dos centros de arbitragem de consumo ou dos tribunais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários