Pensões terão aumento máximo de 2,5 euros no próximo ano

A reposição da fórmula de actualização das pensões, suspensa desde 2010, só vai abranger pensões até 628,8 euros. Medida é aprovada nesta quinta-feira em Conselho de Ministros.

Foto
Os cortes nas pensões feitos pelo anterior Governo foram muito contestados. DANIEL ROCHA

Cerca de dois milhões de pensões terão, no início do próximo ano, um aumento de 0,4%, se for tida em conta a inflação de Novembro ou de 0,33%, tendo em conta a inflação de Outubro. Em causa estão as pessoas que recebem até 628,8 euros por mês e que vão beneficiar, no máximo, de um aumento de 2,5 euros mensais. A intenção de retomar a fórmula de actualização das pensões - suspensa desde 2010 - já estava prevista no programa do Governo, mas nesta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que isso será concretizado ainda esta semana.

A medida será aprovada no Conselho de Ministros desta quinta-feira, apurou o PÚBLICO, e vai beneficiar à volta de dois milhões de pensões do regime geral da Segurança Social (46%) e da Caixa Geral de Aposentações (7%).

A Lei 53-B/2006 prevê que a actualização das pensões se faça em função da evolução real do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação (variação média dos últimos 12 meses, sem habitação) disponível no final de Novembro, variando de acordo com o valor das reformas. Como a média de crescimento PIB em 2014 e 2015 ficou abaixo dos 2%, só as pensões até 628,8 euros (1,5 vezes o indexante dos apoios sociais) serão actualizadas em linha com a inflação. Se for a inflação de Outubro, que é a que está disponível a 30 de Novembro, o aumento é de 0,33%, ou seja, cerca de dois euros por mês. Se for a de Novembro, a subida será de 0,39% (de acordo com as regras este valor é arredondado para 0,4%), que se traduzirá em mais 2,5 euros por mês.

O aumento acaba por ser inferior à evolução dos preços estimada para o próximo ano pelo Banco de Portugal (1,1%), levando a que os pensionistas acabem por não ganhar poder de compra. Porém ficarão numa situação melhor do que se a sua pensão se mantivesse congelada.

As pensões acima dos 628,8 euros deverão permanecer congeladas, embora pela fórmula até registassem uma ligeira perda no próximo ano, e só terão aumento quando o PIB crescer acima dos 2%. Em meados de Novembro, o então deputado socialista Fernando Rocha Andrade (que agora é secretário de Estado dos Assuntos Fiscais) explicou ao PÚBLICO que a aplicação estrita da lei levaria a que estas pensões descessem no próximo ano. Contudo, adiantou que o entendimento que tem sido feito é que a actualização deve ser feita no sentido positivo e que nenhuma pensão seria reduzida pela aplicação da fórmula. O PÚBLICO questionou o Ministério do Trabalho e da Segurança Social sobre o assunto, mas não teve resposta em tempo útil.

O Governo de Antonio Costa quer combinar este aumento das pensões até 628,8 euros com outra medida relacionada com o Complemento Social para Idosos (CSI), que volta a ter como limite de acesso um pouco mais de  5000 euros anuais.

A recuperação da Lei 53-B/2006 tem gerado polémica entre a direita e a esquerda. Os partidos de direita, sobretudo o CDS, acusaram o PS de querer promover aumentos inferiores aos que foram levados a cabo nos últimos anos para as pensões mínimas. O executivo de Passos Coelho e Paulo Portas manteve suspenso o diploma de actualização das pensões e apenas aumentou (em cerca de 1%) as pensões até 262 euros (o primeiro escalão da pensão mínima de velhice e invalidez), as do regime agrícola e as pensões sociais. Em 2016 previa manter a mesma abordagem.

Uma pensão até 262 euros terá, com o PS, um aumento de um euro, enquanto com o PSD/CDS-PP receberia mais 2,60 euros por mês. Já as pensões acima deste valor e até aos 628,8 euros beneficiam, porque têm estado congeladas.

Ainda em matéria de pensões, o PS e o PCP decidiram adiar para esta sexta-feira a votação das suas propostas em torno da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) sobre as pensões mais altas. O PS quer manter os cortes nas pensões acima de 4611 euros no próximo ano, nos mesmos moldes que o Governo de direita propunha. No projecto de lei socialista, a parcela das pensões acima de 4611 euros ficará sujeita a uma redução de 7,5% (metade da CES actual), enquanto a parte que ultrapassa os 7127 euros tem uma redução adicional de 20%. Já o PCP quer eliminar por completo a CES logo no início de 2016.

Durante a reunião da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa desta quarta-feira, o PS apresentou um requerimento para debater e votar o diploma da CES em plenário, em vez de ser discutido na comissão, e o PCP acompanhou-o.

Sugerir correcção
Ler 46 comentários