Novo negócio do Algarve é demolir casas de luxo para construir de novo

Pela primeira vez desde 2007, a taxa de desemprego no Algarve foi mais baixa que a média nacional durante os primeiros três meses do ano. Boom da construção de moradias em resorts está a ajudar.

Foto
Construção no Algarve está a aumentar oferta de emprego Filipe Farinha

Da construção civil à hotelaria, passando pelo sector dos serviços, os empresários do Algarve queixam-se de não haver mão-de-obra que chegue. A compra e venda de moradias de luxo, cujo preço pode chegar aos 13 milhões de euros, virou a página da crise no chamado “triângulo dourado do turismo”: Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura. Depois de um longo período de mais de meia dúzia de anos em queda, as gruas voltaram a erguer-se.

Na área da construção civil — particularmente no segmento médio/alto —, o mercado voltou a dar sinais de recuperação. Desde o último trimestre do ano passado e primeiro trimestre de 2016 foram vendidas, no Vale do Lobo, 70 moradias — a maior parte das aquisições com o objectivo de deitar abaixo e construir de novo. Em casas com 20 ou 30 anos de idade, quando se pretende adquirir novos níveis de conforto, aconselham os técnicos, não compensa o restauro. É mais fácil (e às vezes mais barato) construir de novo.

O preço do lote custa, em média, entre um a dois milhões de euros, mas também pode chegar aos cinco ou seis milhões. A mudança de gosto arquitectónico que se verifica no Vale do Lobo repete-se na Quinta do Lago, mas de forma mais expressiva, porque aqui há menos espaço urbanizável e é mais caro. Por isso, não é de estranhar que a opção — para quem tem milhões para gastar numa casa para férias — seja o deitar abaixo e voltar a construir no mesmo sítio, com a assinatura de arquitectos consagrados.

A meio da semana passada, a Câmara de Loulé emitiu três alvarás de demolição neste resort de luxo — uma das casas tinha apenas quatro anos de existência. Os sinais exteriores de riqueza deixaram de se revelar apenas pelos carros topo de gama ou pelos iates ancorados na marina de Vilamoura. Neste empreendimento, implantado na zona de pré-parque da ria Formosa, acaba de ser concluída uma vivenda que ocupa dois lotes. Custo: 13 milhões. Como é habitual, não se sabe quem é o dono, porque a maior parte das transacções são feitas por empresas offshore.

Na outra ponta do triângulo, no empreendimento turístico Vilamoura, “há falta de produto novo [habitação] para venda”, diz o administrador do grupo Enolagest, Reinaldo Teixeira. O empresário, ligado a cerca de 40 empresas de serviços na região (incluindo a imobiliária Garvetur e a empresa de trabalho temporário Visa Tempo), assinala também outro aspecto: “Escassez de pessoal para trabalhar, em todas as áreas.”

O dirigente regional da União dos Sindicatos do Algarve, António Goulart, admite que “pontualmente” a questão possa colocar-se, “mas está longe de ser uma situação generalizada”.

Os centros de emprego registam cerca de 15 mil desempregados. Nas finanças locais houve um aumento das receitas provenientes do IMT e do IMI nas câmaras com grande pendor turístico. O município de Loulé, que chegou a estar sob assistência financeira, é um dos grandes beneficiados. Por isso, após um período de restrições, regressou ao investimento público. No dia 27 de Julho será assinado o acto de consignação da Casa da Música, um edifício antigo que vai ser recuperado pelo valor de 2,3 milhões de euros. Mas só de IMT, resultante da venda de 32 moradias no empreendimento Varandas do Lago, a autarquia recebeu 1,3 milhões de euros.

“Os trabalhadores é que não podem dizer o mesmo, no que diz respeito à recuperação do poder de compra”, comenta António Goulart, salientando o drama dos contratos precários e dos salários não actualizados. Quando as empresas dizem que precisam de gente para trabalhar, critica, “o que pretendem é ter a oferta de imigrantes, a preço baixo, servindo-se da fragilidade social e económica das pessoas”. No sector turístico, diz, “basta ver os hotéis: estão invadidos por estagiários”. Eugénio Martins, responsável por uma empresa de construção a trabalhar na Quinta do Lago, não tem a mesma visão: “Aumentei os salários dos empregados entre 5% a 8%, para não deixar os trabalhadores fugir”, diz.

José Carlos Neto, gerente da firma Netos Construtores, fundada pelo seu avô, declara: “Do ponto de vista das relações laborais, talvez sejamos uma empresa atípica — não sentimos falta de pessoal, porque procuramos fidelizar os nossos trabalhadores.” A firma familiar tem um quadro de 47 colaboradores, operando na área da construção, em Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura.

Mas a precariedade, traduzida nos contratos a prazo, é a moeda corrente. “Temos empresas que despedem o director de recursos humanos em Outubro para o voltar a contratar em Março do ano seguinte”, observa o director de serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Algarve, António Travassos, sublinhando a evolução ascendente da economia. De acordo com o registo dos centros de emprego, há uma oferta de mais 408 postos de trabalho (um aumento de 6,8% face ao período homólogo) até ao mês de Maio. De acordo com a OCDE, 46% da actividade turística é sazonal e o Algarve não foge à regra. Assim, passados os meses de Julho e Agosto, vão-se os turistas do sol e praia e cai sobre a região o manto do desespero de quem perde o posto de trabalho e não tem alternativas.

Ainda no sector imobiliário, a construção de blocos de apartamentos e vivendas geminadas ainda está numa fase incipiente, mas há “projectos em pipeline para avançar”, destaca Reinaldo Teixeira, referindo-se aos planos que o fundo imobiliário Lone Star apresentou para Vilamoura, no valor de 200 milhões de euros.

Desemprego a cair

As filas de desempregados às portas dos centros de emprego foi uma imagem que esteve presente até há bem pouco tempo na região. Os números do INE mostram, no entanto, uma melhoria. No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego no Algarve foi de 12,2%, um valor ainda alto em termos históricos, mas que representa uma quebra significativa face aos 16,4% do mesmo período do ano passado.

Para além disso, esta foi a primeira vez desde 2007 que num primeiro trimestre do ano (um período em que o efeito sazonal não beneficia o Algarve) a taxa de desemprego algarvia ficou abaixo da média nacional (que foi de 12,4%). Nos últimos nove anos, apenas nos segundo e terceiro trimestres do ano é que o Algarve tinha conseguido melhores dados do que a média nacional.

No sector empresarial, quem resistiu aos tempos adversos começa a pôr a cabeça fora. “Os bons encarregados [de obra] montaram a sua própria empresa”, refere Luís Faustino, da Lux Projecto — uma firma com três dezenas de quadros superiores, a operar na Quinta do Lago. Por seu lado, Eugénio Martins reconhece que os salários estavam parados há três ou quatro anos, mas agora há “tendência para subir, dada a escassez de bons profissionais”. A recente abertura da Central de Distribuição do Sul, da empresa Jerónimo Martins, sedeada no Algoz, alargou a oferta de trabalho do Alentejo ao Algarve. “Precisava de 12 colaboradores, mas só consegui dois, no Centro de Emprego de Ourique”, revelou António Travassos. Da lista dos inscritos nos centros de emprego algarvios, 44% têm 45 anos de idade.  

Da empresa de construção J. Guerreiro&Filho, Luís Pencarinha faz um apelo, dizendo que precisa de três ou quatro pedreiros de primeira categoria, com entrada imediata. “Precisamos de pessoal com capacidade de resolver problemas”, sublinha. O pedreiro mais novo que a firma possui tem 48 anos. O que está a fazer mexer o sector da construção civil são as remodelações e recuperações de edifícios, observa, subscrevendo a opinião de outros técnicos e empresários. A operação, muitas vezes, faz com que só fique de pé um terço da casa.

Na empresa de venda de materiais de construção Passarinho, em Loulé, Manuel Tomás confirma. “As coisas estão a melhorar” para o lado das empresas e empregados. “Tivemos um anúncio durante mais de um mês para motorista de pesados. Apareceram três interessados, mas não foi porque estivessem desempregados — vinham à procura de melhor salário”, exemplifica.  

Em Quarteira, na pastelaria Eurolatina, António Mota deixa cair um lamento: “Falta de profissionalismo.” Refere-se ao pessoal que lhe vem pedir trabalho desprovido de competência para as funções.  Com o aumento dos índices de ocupação hoteleira e a construção a mexer em vários sentidos, comenta: “Voltámos à situação dos empresários a procurarem ‘roubar’ empregados uns aos outros.”

A delegada regional do Instituto de Emprego e Formação (IEFP), Madalena Feu, confirma que o Algarve ainda não voltou a ser o Eldourado dos anos anteriores à crise de 2008/2009, mas “há sinais de retoma”. Quanto à a sazonalidade, observa: “A precariedade não interessa a ninguém.” Quando são frágeis as relações entre empregados e empregadores, sublinha, “na primeira oportunidade, os trabalhadores partem à procura de alternativas”.

Por seu lado, António Mota chama a atenção para a necessidade de a região não deixar degradar a qualidade dos serviços. “Não se pode perder uma mais-valia que levou muitos anos a conquistar”, enfatiza. Em Vilamoura, Filipe Silva, gerente do Bar Patacas, queixa-se igualmente da falta de profissionais à altura dos desafios de uma casa a abarrotar, durante o Verão: “Como as coisas estão, desde que falem inglês, já dá para desenrascar.”

Sugerir correcção
Ler 3 comentários