Novo Banco vai apoiar solução para lesados do BES

Mais de 90% dos lesados do papel comercial do GES, vendido pelo BES, deverão aceitar proposta que lhe será enviada dentro de algumas semanas.

Foto
Solução para os lesados do papel comercial do GES foi apresentada no final de Dezembro de 2016 DR

O Novo Banco vai ajudar a operacionalizar a solução que está a ser criada para permitir a recuperação de uma parte substancial dos 430 milhões de euros aplicados pelos clientes do Banco Espírito Santo (BES) em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES). A instituição liderada por António Ramalho juntou-se esta segunda-feira ao grupo de trabalho e vai assumir, para já, “o braço administrativo” da sua operacionalização junto dos clientes, mas a sua colaboração pode evoluir para um modelo mais interventivo.

O Novo Banco tem os contactos dos cerca de quatro mil clientes — que constituíram o autonomeado grupo de Lesados do BES - que compraram papel comercial da ESI e da Rio Forte, e que foi vendido aos balcões do BES. Em articulação com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição bancária está “em situação privilegiada” para ajudar a operacionalizar a solução, que tem de ser enviada e aceite pelos clientes individualmente, apurou o PÚBLICO junto de fonte conhecedora do processo, que destacou a postura “colaborativa” de António Ramalho.

O envolvimento da instituição que está em processo de venda não implica qualquer responsabilidade financeira, uma exigência que o Banco de Portugal colocou desde a primeira hora. O envolvimento do Novo Banco poderá, no entanto, vir a ser maior, uma vez que ainda não está escolhida a sociedade gestora que vai gerir toda a solução (que vai pedir empréstimos bancários e que vai assumir a responsabilidade de recuperação de créditos). O veículo a criar vai ser privado, mas a sua gestão deverá ser confiada a uma sociedade gestora, e essa escolha ainda pode recair no universo do Novo Banco.

Com mais este novo elemento, o Novo Banco, o grupo de trabalho que junta a Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o BES “mau”, e Diogo Lacerda Machado, em representação do Governo, voltou a reunir-se esta segunda-feira e a dar novos passos importantes com vista à manutenção, eventualmente com pequenas derrapagens, do calendário inicialmente previsto.

Entre esses passos está a elaboração do projecto de lei que vai permitir a concretização daquele tipo de solução, num quadro de resolução bancária, diploma que está  praticamente concluído e que terá de ser aprovado pela Assembleia da República.

"O grupo de trabalho estima poder estar em condições de promover a consulta inicial ao universo de destinatários do modelo de solução sobre a aceitação ou rejeição deste [modelo de solução] entre o final de Março e o início de Abril de 2017", adianta o grupo de trabalho em comunicado enviado à Lusa. O grupo mantém ainda que "o início de pagamento possa vir a acontecer entre o final do mês de Junho e o início do mês de Julho de 2017".

A solução só poderá avançar se um universo significativo de clientes vier a aderir à solução, mas o PÚBLICO sabe que a expectativa da associação é de que a medida possa ser aceite por mais de 90% dos mais de quatro mil clientes que têm as suas poupanças “presas” desde o colapso do BES.

Recorde-se que a proposta em cima da mesa prevê recuperação de 75% do valor investido, num máximo de 250 mil euros, para aplicações até 500 mil euros. Acima desse valor, os clientes deverão recuperar 50% do valor investido. Entre os maiores investidores pode haver alguma rejeição, como parece indicar a criação de uma nova associação de clientes lesados, que se mostram em discordância com os termos da actual proposta.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários