Morreu o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingues Azevedo

António Domingues de Azevedo tinha 66 anos.

Foto
Cerimónias fúnebres realizam-se esta segunda-feira, a partir das 18h30, na Igreja de Fradelos Pedro Elias/Arquivo

O Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), António Domingues de Azevedo, morreu este domingo, segundo informação divulgada pela própria instituição.

António Domingues de Azevedo tinha 66 anos e faleceu em Vila Nova Famalicão "vítima de doença prolongada", de acordo com a mesma nota. Nascera em 1950, na povoação de Fradelos, perto de Famalicão.

Domingues de Azevedo liderava há 20 anos os destinos da entidade que regula a profissão de técnicos oficiais de contas, e que foi mudando ao longo dos anos, sendo agora designados de contabilistas certificados. Em Março de 2009 tornou-se o primeiro bastonário da história da instituição quando esta passou a Ordem. Há cerca de dois anos tinha sido reeleito no cargo, numas eleições em que houve apenas uma lista, com 88,1% dos votos.

Desde 2015, era também presidente do CILEA (organização internacional de contabilistas), tendo ocupado uma vice-presidência desde 2007. Em 2011 tinha sido agraciado com o título de especialista honoris causa pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Deputado pelo Partido Socialista (PS) na Assembleia da República entre 1983 e 1995 (três mandatos), foi o autor do projecto-lei que regulamentou a profissão de Técnico Oficial de Contas (TOC). De acordo com a informação disponível na página oficial da OCC, enquanto deputado integrou sempre a Comissão Parlamentar de Economia e Finanças.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, numa nota publicada no site Presidência, que Domingues Azevedo teve "uma vida dedicada à transparência e à justiça fiscal e de empenho na construção da democracia” e que “deixa memórias de combatente recto e dedicado”

Numa nota divulgada no seu site oficial, o PS destaca que "Domingues Azevedo é alguém que deixa saudades a todos os que tiveram a felicidade de o conhecer e com ele lidar, aliando a sua conhecida tenacidade e espírito de combate em prol dos seus ideais a uma boa disposição constante e contagiante". Era o actual presidente da comissão nacional de fiscalização económica-financeira do PS. Já a Concelhia de Vila Nova de Famalicão do Partido Socialista, em comunicado, considerou Domingues de Azevedo "um grande homem e um grande socialista", acrescentando que vai deixar "saudades e um legado inegável".

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, também lamentou a morte de Domingues Azevedo, "alma da Ordem dos Contabilistas Certificados", afirmando que foi uma personalidade que "sempre se bateu pela justiça fiscal". "O Parlamento perde um amigo", afirmou Ferro Rodrigues numa nota enviada à  Lusa.

“Pessoalmente, perdi um inesquecível amigo e companheiro com quem convivi ao longo dos últimos 35 anos e junto de quem passei momentos de profunda realização pessoal. A nossa instituição foi criada há 20 anos e desde o seu nascimento não parou de crescer e de se desenvolver, sob a condução e a dinâmica do António Domingues de Azevedo”, escreveu na página oficial dos OCC o presidente da assembleia-geral da OCC, Manuel dos Santos.

As cerimónias fúnebres realizam-se esta segunda-feira, a partir das 18h30, na Igreja de Fradelos, de acordo com a informação divulgada na página oficial da OCC.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários