Moreira Rato com "boas perspectivas" nas subscrições dos Certificados do Tesouro Poupança Mais

Já é possível subscrever o novo produto de poupança que custa um euro cada e cujo montante mínimo de subscrição é de mil unidades.

Foto
O líder do IGCP, Moreira Rato, assume novas competências Miguel Manso

O presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, João Moreira Rato, disse nesta quinta-feira ter "boas expectativas" quanto às subscrições esperadas dos novos Certificados do Tesouro Poupança Mais, adiantando que o volume já hoje alcançado no Aforro Net foi "bastante interessante".

"As perspectivas são boas. Em termos relativos, hoje de manhã, registámos um volume de subscrições muito interessante no Aforro Net, o que indicia que vai haver muito interesse" no produto, disse Moreira Rato, na conferência sobre "O valor da poupança e o rigor nas Finanças Públicas", promovida pelo Tribunal de Contas, que decorreu em Lisboa, no Dia Mundial da Poupança.

Durante a conferência, o presidente do IGCP explicou que "a subscrição é fácil", "o produto é transparente e simples" e está pensado para não competir com os certificados de aforro", destacando que "só a partir do terceiro ano é que passa a ter remunerações mais interessantes".

Os portugueses podem a partir de hoje subscrever o novo produto de poupança, os Certificados do Tesouro Poupança Mais, que custam um euro cada e cujo montante mínimo de subscrição é de mil unidades.

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais podem ser subscritos nas estações dos CTT - Correios de Portugal por investidores particulares, por prazos de cinco anos, com remunerações que vão dos 2,75% no primeiro ano aos 5% nos quarto e quinto ano.

Estes certificados custam um euro cada e o montante mínimo de subscrição é de mil unidades, ou seja, mil euros. O máximo que um investidor pode subscrever é um milhão de unidades.

Desde o início deste ano que o actual Governo e o IGCP têm dito que querem beneficiar do aumento da poupança, pelo que trabalham em novos instrumentos de poupança que captem o interesse dos portugueses para investir em dívida pública.

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais são a nova forma de as famílias portugueses acederem a títulos de dívida pública, em que os mais populares ainda continuam a ser os certificados de aforro.

Sugerir correcção
Comentar