Monsanto rejeita oferta lançada pela Bayer

Empresa norte-americana considerou proposta alemã "desajustada" mas diz-se disponível para negociar

Foto
Bayer pretende criar o maior fabricante mundial de produtos químicos REUTERS/INA FASSBENDER/FILE PHOTO

A empresa norte-americana Monsanto rejeitou a oferta apresentada pelo grupo químico alemão Bayer para a adquirir por 62 mil milhões de dólares (55,2 mil milhões de euros), mas afirmou-se disponível para negociações.

O Conselho de Administração "considerou por unanimidade a oferta da Bayer AG incompleta e financeiramente desajustada, mas continua aberto a prosseguir conversações construtivas para determinar se é possível uma transacção que seja do interesse dos accionistas da Monsanto", afirmou o grupo em comunicado.

"Acreditamos nas vantagens substanciais de uma estratégia integrada (...) e sempre respeitámos a actividade da Bayer", referiu o presidente da Monsanto, Hugh Grant, citado no comunicado, acrescentando, no entanto, que a empresa está subavaliada na proposta apresentada, que também "não oferece garantias necessárias para o financiamento da operação".

O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer lançou na segunda-feira uma oferta de aquisição da Monsanto, oferecendo 62 mil milhões de dólares pela totalidade do grupo norte-americano. No comunicado em que transmitiu ao mercado a operação, a Bayer assinalava  que a oferta se traduz em 122 dólares (109 euros) por cada acção da Monsanto, o que corresponde um prémio de entre 33 e 37% face ao preço médio actual das acções da companhia norte-americana.

O objectivo da Bayer é criar um gigante mundial de produtos químicos e sementes geneticamente modificadas. "Juntos podemos unir a experiência colectiva de ambas as empresas para construir um líder agrícola com capacidades de inovação excepcionais para o benefício de agricultores, consumidores, colaboradores e as comunidades onde operamos”, afiirmou o administrador-delegado da Bayer, Werner Baumann.

Sugerir correcção
Comentar