Ministro garante que 90% dos pensionistas não perdem poder de compra em 2018

Quanto à possibilidade de haver um aumento extra de pensões, Vieira da Silva diz que “não há nenhuma posição fechada”.

Foto
Vieira da Silva, ministro do Trabalho, esteve na abertura da conferência das Nações Unidas sobre envelhecimento LUSA/TIAGO PETINGA

O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, garantiu nesta quinta-feira que as pensões vão ser novamente actualizadas no próximo ano, revelando que perto de 90% dos pensionistas não vão ver o seu poder de compra reduzir-se. Já a possibilidade de, à semelhança do que aconteceu este ano, haver um aumento extraordinário das pensões é um assunto em aberto e em relação ao qual “não há nenhuma posição fechada".

Vieira da Silva falava à margem da conferência internacional das Nações Unidas sobre o envelhecimento, que decorre até sexta-feira em Lisboa.

Questionado sobre se, no Orçamento do Estado para 2018, os pensionistas podem contar com um aumento extraordinário das pensões, como aconteceu este ano, o ministro afirmou que "não há nenhuma posição fechada".

“Este ano haverá novamente, pelo terceiro ano consecutivo, a aplicação da fórmula de actualização das pensões, que faz com que mais de 80%, aliás, perto de 90% dos pensionistas tenham pelo menos garantido que não têm perda de poder de compra e isso é toda uma diferença”, afirmou.

“Essa actualização que assegura que as pensões não se degradam para a grande maioria dos pensionistas está garantida, porque a lei voltou a ser reposta”, acrescentou o ministro.

Para o ministro, a "melhor forma" de evitar a longo prazo a existência de baixas pensões é assegurar "o crescimento de emprego e melhores salários".

"É essa a tendência que temos vindo a viver nos últimos anos", particularmente nos últimos dois, disse, recordando que há três anos discutia-se em Portugal "quanto é que seriam os cortes nas pensões", agora está-se "a discutir quanto serão os aumentos".

Este ano, cerca de dois milhões de reformados com rendimentos de pensões até 631,98 euros mensais (o valor corresponde a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais) tiveram um aumento extraordinário que se iniciou em Agosto.

O aumento poderá ir até dez euros para as pessoas que viram as pensões congeladas até 2015, ou até seis euros no caso das pessoas que tiveram actualização nos anos anteriores. A ideia é que à actualização que foi feita em Janeiro pela aplicação da fórmula se some um aumento extra que, no total, será de mais seis ou dez euros face a Dezembro de 2016.

Aludindo às questões levantadas na conferência organizada pela Comissão Económica da Região Europa das Nações Unidas (UNECE),  sob o tema “uma sociedade sustentável para todas as idades”, Vieira da Silva destacou o direito ao trabalho para os menos jovens,

"Uma das questões decisivas para garantir um envelhecimento mais feliz e mais sustentável para a sociedade é garantir o direito ao trabalho aos trabalhadores mais idosos", sublinhou.

Segundo Vieira da Silva, esta questão também está em cima da agenda nacional: "Temos que trabalhar todos para encontrar novas formas de dar uma resposta positiva ao direito que as pessoas têm de continuar a trabalhar e não serem discriminadas em função da idade".

Sugerir correcção
Comentar