McDonald’s troca sede fiscal no Luxemburgo pelo Reino Unido

Decisão acontece numa altura em que a multinacional está a ser investigada pelas autoridades europeias num caso de tratamento fiscal que viola regras da UE

Foto
Multinacional de restauração rápida terá evitado o pagamento de mais de mil milhões de euros de impostos David Paul Morris/AFP

A McDonald’s decidiu mudar a sede fiscal do Luxemburgo para o Reino Unido. Numa altura em que a Comissão Europeia investiga se o Luxemburgo concedeu à multinacional tratamento fiscal vantajoso (violando as regras de auxílios estatais às empresas), a McDonald’s decidiu escolher o Reino Unido como localização “da sua nova holding internacional”.

Um comunicado da empresa, citado pela agência Bloomberg, refere que a mudança para o Reino Unido – que se prepara para sair da União Europeia – é justificada pelo “número significativo de funcionários que trabalham em Londres nas áreas de negócio internacional, pela língua e pelas ligações a outros mercados”.

A nova empresa vai receber as comissões (royalties) obtidas com os acordos de franchising fora dos Estados Unidos e pagará os impostos aplicados às empresas instaladas no Reino Unido.

A multinacional de restauração rápida terá, alegadamente, evitado o pagamento de mais de mil milhões de euros de impostos entre 2009 e 2013. Em causa estão dois acordos fiscais aprovados em 2009 pelas autoridades luxemburguesas, que confirmaram que “a McDonald's Europe Franchising estava isenta do pagamento do imposto sobre as sociedades no Luxemburgo, com o fundamento de que os lucros em causa seriam sujeitos a tributação nos EUA”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários