Administração da CGD despediu-se dos trabalhadores

Carta enviada nesta segunda-feira aos trabalhadores por Álvaro Nascimento e José Matos torna iminente entrada em funções de António Domingues.

Foto
José de Matos teve instruções para deixar cair responsável da instituição moçambicana PÚBLICO/Arquivo

A gestão liderada por José Matos deu esta segunda-feira, 4 de Julho, por concluída a sua “jornada” ao “serviço” da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o que abre a porta à entrada iminente do novo conselho de administração presidido por António Domingues.

Por correio electrónico, os presidentes não executivo e executivo da CGD, Álvaro Nascimento e José Matos, respectivamente, dirigiram-se aos trabalhadores do grupo público para dar por concluída a sua função no banco do Estado. Numa nota, a cujo teor o PÚBLICO teve acesso, os dois presidentes, em representação da restante administração, vieram salientar que “chegou ao fim a jornada em que convosco servimos a CGD”. Recorde-se que o mandato da actual gestão terminou em Dezembro de 2015, não tendo havido a esperada mudança de cadeiras na última Assembleia Geral. 

A iniciativa de Matos e de Nascimentos está a ser interpretada como um sinal de que a administração encabeçada por António Domingues (que vai acumular a gestão executiva com a não executiva) deverá ser nomeada nos próximos dias. A formalização da indicação da nova equipa de gestão da CGD, que terá 19 elementos (mais cinco que a actual) vem pôr fim a meses de indefinição em torno do futuro do maior banco português.

O economista Álvaro Nascimento e José de Matos (do Banco de Portugal) assumiram funções em Agosto de 2013, mas já ocupavam cargos na administração desde 2011 na CGD.

António Domingues, o ex-vice-presidente do BPI, vai ter a seu lado na Comissão Executiva vários gestores que passaram pelo banco liderado por Fernando Ulrich. 

Sugerir correcção
Comentar