Irlanda vai beneficiar de redução da taxa de juro do empréstimo da UE

A Irlanda vai beneficiar de uma redução da taxa de juro que paga pelo empréstimo de emergência da União Europeia e do FMI, noticiou a hoje a BBC.

A Irlanda paga actualmente uma taxa média de 5,8 por cento pelo empréstimo de 85 mil milhões de euros concedido pelo Fundo Monetário Internacional, pelos países da Zona Euro e pela Comissão Europeia. A Irlanda pediu ajuda financeira em Novembro de 2010.

As fontes citadas pela BBC disseram desconhecer o valor dessa redução da taxa, mas a emissora britânica indicou que uma baixa da ordem de um por cento representaria, para Dublin, uma poupança de 400 milhões de euros.

As fontes indicaram que será aprovado um procedimento especial escrito antes da reunião dos ministros das Finanças da UE prevista para 17 de Maio para permitir que seja acelerada a aplicação da baixa do juro.

O Reino Unido, apesar de não integrar a Zona Euro, participaria em qualquer acordo que viesse a ser adoptado para alterar as condições dos créditos subscritos pela Irlanda dado que é um dos países contribuintes para o mecanismo de estabilização financeira da UE.

As fontes citadas pela BBC também não indicaram que tipo de concessões a Irlanda terá de fazer em troca da redução da taxa de juro.

O governo irlandês tem insistido na recusa de aumentar os impostos que cobra às empresas, de 12,5 por cento, apesar de pressões da Alemanha e de França.

Sugerir correcção
Comentar