Inflação na zona euro subiu para 1,1% em Dezembro

Variação em alta dos preços pode influenciar as próximas decisões do Banco Central Europeu.

Foto
Subida dos combustíveis está a puxar pela inflação na zona euro. daniel rocha

O índice médio de preços na zona euro aumentou 1,1% em Dezembro, o dobro face à variação de 0,6% em Novembro, revelou nesta quarta-feira o Eurostat. Comparado com Dezembro de 2015, altura em que o crescimento do índice tinha ficado em 0,2%, o “salto” é ainda mais elevado.

A divulgação da taxa de inflação era aguardada com expectativa, porque pode influenciar o caminho a seguir pelo Banco Central Europeu (BCE), com reunião marcada para esta quinta-feira.

A retirada gradual de estímulos às economias da zona euro é um processo que o BCE já iniciou, de forma muito gradual, mas que pode acentuar ou sinalizar, em face do menor risco de deflação.

Em Portugal, uma das economias a ser mais afectada pela menor presença do BCE nos mercados, nomeadamente na compra de dívida, a taxa de inflação fixou-se em 0,9%.

A maior subida de preços, diz o Eurostat, ficou a dever-se ao aumento dos preços dos combustíveis e dos vegetais. Em queda ligeira estiveram os custos das telecomunicações e os produtos de cuidados pessoais.

Sugerir correcção
Comentar