Inflação na zona euro sobe para 0,4% e fica ao valor mais alto em dois anos

Variação positiva nos preços dos serviços, bens industriais, comida e bebidas.

Foto
Nuno Oliveira

Com a evolução dos preços nos serviços, bens industriais, comida e bebidas, a taxa de inflação da zona euro aumentou em Setembro para 0,4%, regressando a níveis a que já não estava há quase dois anos. No mês anterior, a inflação estava em 0,2%.

De acordo com a estimativa publicada nesta sexta-feira pelo Eurostat, os serviços tiveram este mês a maior subida anual, com o índice de preços nos 1,2%.

No indicador que agrega comida, álcool e tabaco, a variação dos preços, de 0,7%, foi inferior à tendência registada em Agosto, de 1,3%, enquanto nos bens produzidos na indústria (excluindo os bens energéticos) a taxa manteve-se no valor de Agosto, nos 0,3%.

Só no sector da energia o índice continua em queda, mas agora de forma menos acentuada do que em Agosto. O indicador foi de -3%, o que compara com os -5,6% registados no mês anterior.

Apesar da subida para valores de Outubro de 2014, a inflação na zona euro continua em valores baixos face ao objectivo do Banco Central Europeu (BCE) de manter a estabilidade dos preços com uma inflação num nível inferior mas próximo de 2%.

Em Abril e Maio, a taxa de inflação no espaço da moeda única ainda era negativa, mas em Junho voltou a ficar em terreno positivo (0,1%), subiu no mês seguinte para 0,2%, mantendo-se ao mesmo nível em Agosto, para agora voltar a aumentar, para 0,4%.

Sugerir correcção
Comentar