Inflação em Portugal diminuiu em Julho com ajuda da descida do IVA

A taxa de inflação em Portugal registou, em Julho, uma quebra de três décimas face ao resultado do mês anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Julho, os preços registaram uma subida de 3,1 por cento face a igual período de 2007, quando no mês anterior o crescimento tinha sido de 3,4 por cento, sublinha o Instituto.

Em termos mensais, entre Junho e Julho, os preços registaram uma quebra de 0,6 por cento para a qual contribuiu particularmente as descidas verificadas nas classes de vestuário e calçado.

Recorde-se que o mês de Julho foi influenciado pelo facto de a taxa de IVA ter diminuído de 21 para 20 por cento. Segundo o INE, este corte de impostos terá tido um impacto de 0,25 por cento no Índice de Preços no Consumidor durante o mês de Julho. O efeito deverá ainda prolongar-se por Agosto e Setembro, com um efeito de descida no Índice de 0,08 e 0,09 por cento, respectivamente. No total, segundo o INE, o impacto total da descida do IVA nos preços durante estes três meses, será de o,42 por cento.

O INE sublinha, no entanto, que esta simulação tem limitações. "Obviamente, dada a natureza mecânica desta simulação, estes resultados não traduzem o efeito real da redução da taxa normal do IVA, visto que as respostas dos mercados é condicionada por vários factores entre os quais, o grau de regulação de cada mercado, o grau de competição do mesmo, as elasticidades da procura e da oferta relativamente ao preço. Efectivamente, neste exercício supõe-se que a alteração da taxa normal do IVA se reflecte integralmente no preço final de cada produto abrangido. Desta forma, constitui uma referência

para situar o impacto máximo desta alteração".

Sugerir correcção
Comentar