Inflação continua em terreno negativo na zona euro

BCE não deverá aplicar novas medidas na próxima quinta-feira.

Foto
Mario Draghi está preocupado com inflação negativa na zona euro Yves Herman/Reuters

A taxa de inflação na zona euro durante o mês de Maio deverá ter registado uma ligeira subida, mas mantendo um valor negativo pelo segundo mês consecutivo.

De acordo com a estimativa preliminar publicada esta terça-feira pelo Eurostat, a taxa de inflação homóloga em Maio na zona euro cifrou-se em -0,1%, um valor ligeiramente acima dos -0,2% de Abril. Em Março, este indicador tinha ficado a zero.

A taxa de inflação que exclui os bens mais voláteis (energia, alimentos, álcool e tabaco) subiu também de forma ligeira de 0,7% para 0,8%.

A manutenção da taxa de inflação em valores tão baixos (e mesmo negativos) constitui a principal preocupação para os responsáveis do Banco Central Europeu, que têm como mandato assegurar que a taxa de inflação se encontra em valores “abaixo mas próximo de 2%” no médio prazo.

Para tentar fazer subir o valor da inflação, o BCE colocou as taxas de juro a que empresta dinheiro aos bancos a zero, podendo mesmo em algumas circunstâncias aplicar taxas de juro negativas, caso os bancos comprovem que estão a emprestar o dinheiro às empresas e às famílias. O BCE está igualmente a injectar mais dinheiro, comprando activos (especialmente títulos de dívida pública) nos mercados no valor de 80 mil milhões de euros ao mês.

Na próxima quinta-feira, o conselho de governadores do BCE reúne-se em Viena, Áustria, não se esperando uma alteração das medidas de estímulo actualmente em vigor. Os responsáveis do BCE já assumiram que uma subida mais forte da inflação apenas deverá acontecer mais próximo do final do ano e, além disso, têm visto alguns indicadores, como o da confiança dos consumidores e das empresas, a darem finalmente alguns sinais positivos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários