Haitong Bank vai liquidar antecipadamente produtos ligados à PT/Oi

Em causa estão 17 produtos financeiros que vão ser liquidados antecipadamente a 1 de Agosto.

Foto
A liquidação financeira antecipada irá ocorrer a 1 de Agosto Enric Vives-Rubio

O Haitong Bank vai liquidar antecipadamente a 1 de Agosto produtos financeiros complexos ligados à Portugal Telecom, que eram garantidos pela Oi, que está em processo de recuperação judicial, o que deverá implicar perdas para quem detenha esses títulos.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pelo Novo Banco são discriminados os 17 produtos financeiros complexos em causa, sendo referido que os detentores desses títulos deverão contactar o banco para que sejam verificadas "quais as condições aplicáveis ao seu produto".

A liquidação financeira antecipada irá ocorrer a 1 de Agosto e relaciona-se com o facto de a Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) ter considerado que houve um evento de crédito com o pedido de recuperação da operadora brasileira Oi, que era a garante de dívida da Portugal Telecom International Finance.

Na sequência dessa decisão da ISDA, já a 15 de Julho o Novo Banco (que ficou com os activos e passivos considerados não problemáticos do ex-BES) afirmou que foi notificado pelo Haitong (ex-BES Investimento) que devido ao evento de crédito iria dar início ao "processo de reembolso antecipado" dos produtos em causa.

Sugerir correcção
Comentar