Há um falso banco Finantia a actuar em Portugal

CMVM alerta investidores sobre sociedade não autorizada que utiliza designação de banco português.

Foto
Estabelecer contactos com intermediários financeiros apenas por tefenone ou Internet aumenta o risco de fraude Paulo Pimenta

O Banco Privado Português é uma fraude, mas em Portugal existe o Banco Finantia, devidamente autorizado. Confuso? É isso que pretendem os criadores de uma sociedade fraudulenta que pretende, através da Internet e por telefone, atrair clientes privados e empresas.

O alerta sobre este intermediário financeiro não autorizado a actuar em Portugal é feito esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM), que chama a atenção para a similitude da designação do banco fraudulento com o de uma instituição portuguesa devidamente autorizada pelas entidades competentes.

Em comunicado, a entidade supervisora “alerta para o facto de a entidade Banco Privado Finantia, detentora do site bpfinantia.com não estar autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de qualquer actividade de intermediação financeira em Portugal, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 295.º do Código dos Valores Mobiliários”.

O regulador do mercado de capitais destaca que aquela entidade utiliza designação semelhante à do Banco Finantia, intermediário financeiro registado na CMVM e que não é objecto da presente comunicação nem, de qualquer forma, visada pela mesma". E lembra que para assegurar que uma determinada entidade está autorizada a exercer actividade em Portugal deve ser consultada a lista de intermediários financeiros autorizados (o que pode ser feito online) ou a lista de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (também disponível para consulta online).

“Todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com esta entidade, poderão contactar a CMVM através do número 800 205 339 (linha verde), ou por e-mail para cmvm@cmvm.pt”, lê-se no comunicado.

O site fraudulento apresenta uma configuração visual muito semelhante à dos bancos autorizados, mas está escrito num mau português do Brasil, o que deve constituir, desde logo um alerta para os consumidores. Já depois do comunicado da CMVM, o PÚBLICO tentou ligar para o número de telefone que aparece no site mas a chamada é reencaminhada para um gravador de mensagens.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários